PMBOK Volkswagen
Por: Steeeee • 27/9/2015 • Dissertação • 311 Palavras (2 Páginas) • 2.612 Visualizações
Das nove áreas de conhecimentos propostas pelo Guia PMBOK na sua quarta edição, a área de conhecimento que mais ficou marcada é o gerenciamento de custo de projeto. Uma das áreas mais importantes da Volkswagen do México foi a área de Gerenciamento de Custos de Projeto , o projeto possuia um orçamento fixo , ou seja , não havia espaço para atrasos ou erros e com base nesses dados , foi-se necessário criar um planejamento maior das etapas que compunham o projeto , essa limitação de custos gerou metas mais realistas e mais rigidas com foco em uma data limite , um planejamento maior dos custos direcionados a cada área do projeto , uma necessidade maior de comunicação entre os setores , uma cautela maior no Gerenciamento de Recursos Humanos e a criação de um escopo baseado no custo máximo permitido. A área de Gerenciamento de Custos de Projeto afetou quase todas as nove áreas de Gestão de Projetos e é inegável que o projeto teve de ser montado tendo como base o Orçamento fixo.
Segundo o PMBOK para haver o efetivo gerenciamento de um projeto são necessárias nove habilidades, dentre as quais: escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e integração. No caso da VW do México é interessante nortarmos a habilidade de gerenciamento de tempo, pois a filial do México estava inserida num projeto de cárater global da VW, que tratava-se do lançamento do novo Jetta.
Uma das áreas do conhecimento segundo o PMI, é o gerenciamento de custos do projeto, que é evidente sua aplicação no estudo de caso apresentado. Dentro do orçamento especificado, havia a consideração de que a produção das peças teria um custo fixo, um dos pontos importantes para a VW Mexico ter vencido a licitação, o que requer um controle ainda mais rigoroso dos custos, para que não tenha qualquer perda neste projeto.
...