PORTFÓLIO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II BALANCED SCORECARD
Por: juniorjj82 • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
UNIFRAN-UNIVERSIDADE DE FRANCA
JOUBERT ALVES PEREIRA JUNIOR
1239155
PORTFÓLIO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
BALANCED SCORECARD
ADMINISTRAÇÃO
POLO UBERABA
2015
O tema que hoje será explicado através deste texto, será o BALANCED SCORECARD(BSC) , que é uma metodologia de gestão e medição de desempenho, foi desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em 1992, ambos professores. Kaplan e Norton, apresentaram um artigo baseado em uma pesquisa feita com várias empresas com objetivo de estudar a medição do desempenho nas instituições em que os ativos intangíveis tem um papel crucial na geração de valor. Uma melhor gestão destes ativos intangíveis, como a integração desta medição em seus sistemas de gestão ERP, por parte da empresa, seria fundamental, esta ferramenta BSC foi visto como um modelo inovador de avaliação e performance empresarial, que atua como um sistema de suporte à decisão e a gestão estratégica. O Balanced Scorecard funciona como uma cabine de avião, na qual fornece uma série informações completas aos gerentes.
O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa, isto é conseguido através de ações como, esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas, planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas, melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.
Temos os componentes do BSC, mapa estratégico, objetivo estratégico, indicador e meta. Através destes componentes a empresa monta seus planos para atingir seus objetivos com tudo sempre bem definido e monitorado.
O nosso foco será voltado para a perspectiva financeira do BSC, o principal objetivo de uma empresa é conseguir obter retornos do capital investido, assim a questão financeira assume um papel fundamental. No BSC a questão financeira está presente, porque os indicadores financeiros são fundamentais para concluir a respeito das consequências ligadas as ações postas em práticas pela empresa. O principal enfoque financeiro é como a empresa é vista por seus acionistas ou proprietários, uma vez que eles estão procurando a melhor rentabilidade para o capital investido.
Os objetivos financeiros podem ser consideravelmente diferentes nos variados ciclos de uma empresa. O crescimento está ligado ao ciclo inicial da empresa, nesta fase é onde há produtos ou serviços com potencial de crescimento, assim se faz investimentos no sentido de criar e ou aprimorar estes produtos e serviços, também há investimentos na expansão da infraestrutura da empresa para se conseguir um maior potencial de produção, procurando sempre obter bons relacionamentos com os clientes, assim tentando de forma mais rápida possível atingir a fatia do mercado pretendida. Nesta fase as empresas podem até operarem com o fluxo de caixa negativo e baixos retornos sobre o capital investido, ou seja, os investimentos feitos podem consumir mais dinheiro do que a empresa está arrecadando neste período. O objetivo financeiro na fase de crescimento visa aumentar as vendas e as receitas em mercados previamente determinados para assim conseguir os níveis desejados de retorno financeiro.
...