PORTIFÓLIO DE INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE
Por: elaine_abb • 3/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 498 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
BASICO EAD –ENSINO A DISTÂNCIA
ADMINSTRAÇÃO DE EMPRESAS - BÁSICO
ELAINE CALDAS DA COSTA – RA 262132014
PORTIFÓLIO DE INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE
Conceitos Básicos
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
ELAINE CALDAS DA COSTA
PORTIFÓLIO DE INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE
Conceitos Básicos
Trabalho apresentado ao Curso (Administração de Empresas) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Introdução à Contabilidade].
Prof. Jaime Martins
Guarulhos
2014
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- Na legislação brasileira são admitidos seis tipos de sociedades: sociedade simples, sociedade em conta de participação, sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade em comandita simples e sociedade coopeativa.
- Os tipos de sociedades mais comuns encontrados no Brasil são: Sociedade Anônima e Sociedade Limitada.
A sociedade anônima, também chamada de companhia, é pessoa jurídica de direito privado composta por dois ou mais acionistas, de natureza eminentemente empresarial, independentemente da atividade econômica desenvolvida por ela (art. 13 da Lei n. 6.404/76), em que o capital social é dividido em ações de igual valor nominal, que são de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade do acionista ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Sociedade limitada é quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária, através de um contrato social, onde constará seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.
- O período base previsto no regulamento do Imposto de Renda é o mesmo ao ano civil, ou seja: de 1º de janeiro à 31 de dezembro.
As Demonstrações financeiras ou contábeis que estão previstas em Lei são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício(DRE); Demonstração dos Lucros ou Prejuizos Acumulados (DLPA) ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e Notas Explicativas.
As Sociedades Anônimas devem elaborar e publicar as demonstrações financeiras completas acompanhada de notas explicativas, estas demonstrações devem ser aprovadas pela Assembléia Geral Ordinária dos Acionistas.
- As demonstrações financeiras são os instrumentos utilizados pela contabilidade para realizar essa exposição a respeito da situação econômico-financeira da empresa e prover aos diversos usuários internos ou externos as informações que servem de base para a tomada de decisões.
O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Podem também incluir quadros e informações suplementares baseados ou originados de demonstrações contábeis que se espera sejam lidos em conjunto com tais demonstrações.
...