POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO
Por: Catharine Moraes Braga • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO
- Missão
Promover a cultura de paz e viabilizar a inclusão social
- Visão
Uma sociedade que integre segurança e direitos civis, justiça e liberdade, desenvolvimento e meio ambiente, modernidade e diversidade cultural.
- Valores
- Criatividade e Pragmatismo;
- Ousadia e Proximidade;
- Solidariedade e Justiça;
- Ética e Transparência;
- Eficácia e Tolerância;
- Liberdade e Alegria;
- Honra e Respeito;
- Análise do Ambiente Externo
Oportunidades:
Aumento das iniciativas do Governo para melhoria da cidade; organizações com preocupação crescente em sustentabilidade e responsabilidade social e comunitária.
Ameaças:
Eleições;
Aumento da criminalidade no RJ;
Economia instável.
- Análise do Ambiente Interno
Forças:
Vantagem competitiva sobre os concorrentes por atuação em diversas frentes de projeto;
Maturação e reconhecimento no mercado;
Remuneração acima dos concorrentes.
Fraquezas:
Ausência de processos internos;
ONG não profissionalizada (ainda bastante relacional);
Crescimento rápido sem estrutura de base para suporte.
- Fatores críticos de sucesso
- Necessário bom relacionamento com órgãos públicos e empresas privadas;
- Entrada e bom relacionamento com comunidades do RJ;
- Estrutura interna para suporte aos projetos contratados;
- Imagem ética, responsável e íntegra e gestão transparente;
- Profissionais capacitados.
POSICIONAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL
O Viva Rio é uma organização comprometida com a pesquisa, o trabalho de campo e a formulação de políticas públicas com o objetivo de promover a cultura de paz e a inclusão social.
A instituição foi fundada em dezembro de 1993, por representantes de vários setores da sociedade civil, como resposta à crescente violência que assolava o Rio de Janeiro. Nessas quase duas décadas, desenvolveu e consolidou atividades e projetos que se tornaram políticas públicas reproduzidas pelo Estado, por empresas, mercado e outras organizações.
- Informações do Negócio
Atuante nas áreas de Esporte, Educação, Meio Ambiente, Segurança e Saúde, a ONG possui, hoje, mais de 16 projetos como aceleração escolar, UPA, CAPs, Unidade de Saúde da Família, parceria com UPP, Qualificação da guarda Municipal, Campanha do desarmamento, Viva Favela, dentre outros que já ganharam o apoio da população, do poder público e da iniciativa privada. Das principais parcerias, pode-se destacar o Governo Estadual, Prefeitura, Rede Globo, Petrobrás e Accor.
Diante da crescente preocupação das empresas privadas e governo com a comunidade e responsabilidade social e ambiental, o apoio aos projetos da ONG vem aumentando e novas demandas vêm surgindo no setor. Com grandes parcerias fechadas, a ONG cresceu mais de 50% nos últimos 2 anos.
- Informações de Mercado
As empresas privadas e Governo do RJ vêm apresentando grande preocupação com as questões sociais e ambientais da cidade, aumentando a demanda e proporcionando grande crescimento do mercado de atuação das ONGs.
A concorrência existente apresenta grande atraso nos projetos desenvolvidos o que proporciona bom cenário competitivo à Viva Rio, que fechou parcerias de renome nos últimos anos e vem desempenhando bem seu propósito, sendo procurada cada dia mais, para participar de licitações.
A comunidade (público alvo dos projetos) apresenta boa aceitação e reconhecimento aos projetos desenvolvidos pela ONG, e em questões referentes a salário, a Viva Rio apresenta grande vantagem sobre seus concorrentes.
Principais concorrentes:
OSS SPDM E OSS IABAS
Stakeholders:
Sociedade, Governo, Comunidade, Empresas privadas com preocupação de responsabilidade social e ambiental, Fornecedores, órgãos públicos.
- Informações Financeiras
Cada projeto de grande porte, como a UPA, gira em média anual 20 milhões de reais, algumas apresentando lucro bastante baixo e outros fechando com prejuízo de até 10 mil reais/ano.
Em balanço geral, a ONG apresenta uma situação financeira sustentável sem lucratividade expressiva ao final do ano.
- Informações Corporativas
O quadro funcional do Viva Rio é composto por 5116 funcionários, distribuídos nas áreas financeira, jurídica, RH, TI, e Projetos, conforme organograma abaixo:
[pic 6]
O objetivo de atuação da ONG está direcionado a trabalhar em comunidades expostas aos riscos da violência, aplicando soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, mediando conflitos e agindo de maneira integradora.
A comunicação com a sociedade busca ser bastante objetiva e acessível visando o entendimento por todas as classes sociais. A comunicação de marketing está sempre relacionada ao apelo social e ajuda ao próximo, valorizando o ato de caridade e conscientizando a população à práticas sustentáveis e responsáveis. O marketing é feito sempre via canais de massa, para atingimento de grande parte da população de todas as classes sociais.
...