PPI - treinamento e desenvolvimento de pessoas
Por: Camila Neves • 21/11/2017 • Projeto de pesquisa • 6.585 Palavras (27 Páginas) • 243 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
BACHARELADO EM ADMINSTRAÇÃO DE EMPRESAS
CAMILA SANTANA DE OLIVEIRA NEVES ID 212998
ÍTALO LEAL VERAS ID 213716
WILLIAM PEREIRA DE OLIVEIRA DOS SANTOS ID 32340
PROJETO INTEGRADOR PI
GESTÃO DE PESSOAS - TREINAMENTO E DESENVOVIMENTO
UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIP (UFC)
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................. 03
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA ....................................................... 04
2.1 História ............................................................................................04
2.2 Origem.............................................................................................06
2.3 Regras.............................................................................................06
2.4 Melhores lutadores..........................................................................12
2.5 UFC Brasil ......................................................................................13
3 FOCO DO PROJETO ....................................................................................15
3.1 Introdução RH ................................................................................ 18
3.2 Introdução do projeto – Treinamento e desenvolvimento...................19
3.3 Produtos e principais requisitos........................................................22
3.4 Entrevista Com UFC.........................................................................23
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................26
1 INTRODUÇÃO
Nosso objetivo com esse projeto é mostrar as Multi facetas que a empresa UFC possui tanto em sua estrutura interna como externa, é mostrar que além dos guerreiros do octógono existe uma estrutura gigantesca que envolve muitas outras empresas, procedimentos, regras, princípios e muita gente trabalhando nos bastidores para que o espetáculo aconteça.
Focamos bastante na parte histórica da marca UFC e em sua representatividade no cenário mundial, seu início, evolução e status atual como empresa, seus precursores e principais nomes, tanto de atletas como de empresários envolvidos. Procuramos detalhar com clareza o dia a dia dos atletas, e suas rotinas de treino e desenvolvimento incansáveis em busca da maestria no esporte pelo qual ganham a vida.
Até porque mesmo sendo uma empresa diferenciada em seu ramo de atuação o " The Ultimate Figthing Championship" dominou em pouco tempo sua área de atuação desbancando seus principais concorrentes e se tornando uma febre mundial, com eventos (noites de luta) realizadas no mundo inteiro e levando sua cultura do MMA avante.
Com a leitura desse projeto você terá um apanhado geral sobre a empresa UFC dentro da área treinamento e desenvolvimento de atletas, e de pessoas de modo geral, o que lhe agregará muito conhecimento e clareza sobre quase tudo que você precisa saber sobre o tema.
Como diria Bruce Buffer (Narrador e apresentador do UFC dentro do octógono) " It´s show time".
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
2.1 HISTORIA
UFC é a sigla de Ultimate Fighting Championship, uma organização americana de artes marciais mistas, também conhecida por MMA (Mixed Martial Arts).
As lutas deste campeonato envolvem uma mistura de estilos, como o Jiu Jitsu, Boxe, Wrestling, Muay Thay, Karate e outras.
Uma das particularidades dos campeonatos UFC é o ringue de oito lados (octógono), fechados por uma grade, onde os lutadores combatem em 3 assaltos de 5 minutos. Em lutas de disputa do título são 5 assaltos de 5 minutos.
O UFC foi o primeiro evento renomado de Vale-Tudo, realizado nos Estados Unidos no ano de 1993 e inspirado no Vale-tudo brasileiro.
As primeira edições do UFC não tinham muitas regras: os lutadores sequer eram categorizados de acordo com o peso, não havia limite de tempo ou equipamentos de segurança. Era entrar no famoso ringue octogonal (The Octagon) e lutar até que seu oponente fosse nocauteado ou desistisse da luta.
Hoje, com a evolução natural das regras, o MMA tornou-se um esporte praticado em altíssimo nível, com regras rígidas que tem como principal objetivo manter a integridade física dos atletas e garantir para o público um excelente entretenimento.
O objetivo inicial do UFC era descobrir o melhor lutador do mundo, independente do estilo de artes marciais que ele praticava.
Podemos dizer que a origem do MMA parti do momento em que Carlos Gracie, aluno de Judô do japonês Mitsuyo Maeda popularmente conhecido como "Conde Koma", aprendeu na adolescência a arte macial e desenvolveu junto com seu irmão onze anos mais novo, Hélio Gracie o Jiu Jitsu moderno, o que representou um verdadeiro sinônimo para família Gracie, além de ter a disseminação da modalidade como principal meta de vida.
O sucesso do jiu-jitsu nos principais centros do país, por conta de sua eficiência, passou a chamar a atenção de outros estilos de lutas, começando uma verdadeira tradição familiar de desafios entre lutadores.
Hélio Gracie chegou a participar entre as décadas de 1930 e 1960 de 17 combates de vale-tudo perdendo apenas 2 vezes. Ainda em desafios que tinham ares de briga, a família Gracie foi sucedida à altura por Carlson, filho mais velho de Carlos Gracie. Com ele, foram 19 lutas e apenas uma derrota, mantendo o nome da dinastia em alta e abrindo as portas para a geração seguinte solidificar a base do que viria se tornar MMA.
...