PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP)
Por: Juliocesar cerqueira correia • 7/10/2016 • Relatório de pesquisa • 1.571 Palavras (7 Páginas) • 266 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. A ORGANIZAÇÃO 5
2.1 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP) 5
2.2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 5
2.3 CULTURA ORGANIZACIONAL 6
2.4 ESTILO DE LIDERANÇA 6
3. ATIVIDADES DESEMPENHADAS 7
4. CONCLUSÃO 9
PROJETO DE INTERVENÇÃO 10
1. INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é um período que tem como objetivo vincular aspectos teóricos vistos em sala de aula com aspectos práticos dentro de uma organização, criando oportunidades para o aluno aprofundar os conhecimentos e desenvolver suas habilidades. Segundo a Lei n° 11.788 que dispõe sobre o estágio de estudantes o estagio é:
Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
O contato com a realidade organizacional é capaz de proporcionar um grande aprendizado, um amadurecimento e um interesse em aumentar a capacidade de absorver conteúdos teóricos aplicados em sala de aula.
Não é possível enfrentar o mundo competitivo do mercado de trabalho apenas com conceitos e teorias apresentados no âmbito da sala de aula. A prática em uma estrutura organizacional desde a fase de observação, a de co-participação e análise das atividades realizadas, torna possível a percepção do que seja a responsabilidade da escolha e atuação em uma área ou profissão específica.
O presente relatório descreve as atividades de estágio supervisionado realizadas na Secretaria de Apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Recôncavo UFRB/PROGEP/SECAP e no Núcleo de Avaliação de Desempenho (NUGAV) em cumprimento as exigências curricular o estagio 1 de cunho obrigatório com carga horária de 100 horas e do estagio obrigatório 2 com carga horária obrigatória de 200 horas.
A escolha por esta organização ocorreu devido o fato do estudante já estagiar na mesma, o que facilita a conciliação dos horários, e o acompanhamento das atividades, o estagio supervisionado ocorreu de 8 a 30 de Abril de 2013 e de 12 de Setembro a 31 de Outubro
.
2. A ORGANIZAÇÃO
A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) é uma Autarquia criada pela Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, a partir do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia.
A UFRB possui um modelo multicampi com sede e foro em Cruz das almas e unidades instaladas nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira.
Sua estrutura organizacional é constituída pela Reitoria que é o órgão executivo da administração superior, sendo responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e controle da Universidade, conta também com sete Pró-Reitorias: Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Politicas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que são órgãos auxiliar da administração superior.
A Instituição também possui cinco centros de ensinos Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAAB), Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e Centro de Formação de Professores (CFP). Juntos os centros possuem 33 cursos de graduação e mas 19 cursos de Pós-Graduação.
A universidade ainda conta com um quadro de 547 Professores equivalentes e mais de 500 servidores Técnicos administrativos ativos segundo o ultimo levantamento.
Figura 01: Organograma
[pic 1]
Fonte:http://www.ufrb.edu.br/portal/a-ufrb/estrutura-organizacional/2-uncategorised/32-organograma
2.1 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP)
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas é um órgão auxiliar da administração superior da UFRB que tem como Atribuições planejar, coordenar, orientar, acompanhar e avaliar as políticas de gestão e de desenvolvimento de pessoal da universidade. Sua estrutura é constituída por duas Coordenadorias e uma secretaria: Coordenadoria de Desenvolvimento Pessoal (CDP) e Coordenadoria de Administração (CAD) e pela Secretaria de Apoio Administrativo (SECAP) e pelos núcleos subordinados as coordenadorias.
2.2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A comunicação organizacional pode ser entendida como o tipo de comunicação formal ou informal que ocorre no contexto de uma organização publica ou privada. De acordo Scroferneker (2006, p.48) Entende-se que a comunicação organizacional abrange todas as formas/modalidades de comunicação utilizadas e desenvolvidas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos.
Na organização onde foi realizado o estagio, a comunicação interna é realizada tanto de maneira formal quanto através de (CI) comunicações internas quanto de maneira informal. Para comunicação com o ambiente externo utilizam-se mais de procedimentos formais através de documentos como ofícios, memorandos entre outros.
2.3 CULTURA ORGANIZACIONAL
Segundo Maximiano (2000) a cultura organizacional pode ser compreendida como, as experiências que um determinado grupo à medida que resolve seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser válida. Sendo que essas experiências podem ser ensinadas a novos integrantes como forma correta de agir.
Nota-se que na organização onde foi realizado o estagio a cultura organizacional bem estabelecida dentro de alguns padrões, como horários preestabelecidos, comportamento ético, bom relacionamento com os colegas entre outros.
...