PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Por: Pablokawan • 19/3/2016 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
A emissão de pronunciamentos sobre princínpios de contabilidade orientação dos contadores no exercício da sua profissão teve inícionos Estados Unidos, na década de 30, após a quebra de bolsa de Nova Iorque. Desde então, houve uma maior preocupação coma uniformização de Princípios que pudesse dar embasamento ás normas e regras contábeis.
No Brasil, o insituto Brasileiro de Contadores-IBRACON teve uma participação importante para o início a normatização dos Princínpios Contábeis, o que ocorreu através da circular 179/72 do Banco entral do Brasil. Seu esforço constante no sentidode emitir pronunciamentos de interrese da classe culminou coma publiucaoção, em 1986, de um trabalho intitulado Estrutura Conceitual Básica da contabilidade.
Em 1981, através da resolução n°530, o Conselho Federal de Contabilidade -CFC havia se pronunciado acerca dos Princípios Contábeis. Com a tendência recente de aperfeiçoar aquela resolução, o CFC publicou aresolução n°750, de 29 de dezembro de 1993, que define os Princípios Fundamentais de Contabilidade - PFC, de observâcia obrigatória no exercício da profissão.
Os Princípios Conforme a Resolução CFC n°750,
1.1 ENTIDADE
"O princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonia, a necessidade da diferenciação de um Patrimônios particular no universo dos Patrimônios Existentes, independentemente de pertcencer a uma pessoa, um conjuntode pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nessa acepção, o Patrimônio não se confude com aqueles dos seus sócios ou propietários, no caso de sociedade ou instituição.
O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agreção contábel de patrimônios autônomos nao resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábel.''
...