PROCESSOS GERENCIAIS - BASICO
Por: cleiton.silva • 11/10/2015 • Monografia • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
PROCESSOS GERENCIAIS - BASICO
CLEITON ROZENDO DA SILVA - 259402015
O “O” DE OSM
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
CLEITON ROZENDO DA SILVA
O “O” DE OSM
Trabalho apresentado ao Curso de Processos Gerencias da Faculdade ENIAC para a disciplina Organização e Processos Gerenciais.
Profº. Adriano de Jesus Shimizu.
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
1. Nas questões abaixo o aluno deverá fazer uso de pesquisas em livros da biblioteca virtual, e somente livros;
Realizar as devidas citações e fazer as respectivas referências:
- Apresentar diferentes conceitos do que vem a ser OSM sob a percepção de diferentes autores, e após as citações; realizar uma analise de seu entendimento.
Cruz (2002) define OSM como o “estudo das organizações por meio da analise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica”.
Chiavenato (2010, p.4) define que OSM é “a disciplina ou especialidade que trata da definição e do arranjo das principais características de todos os processos nas organizações”.
No meu entender, OSM trata se de organizações de uma empresa, faz com que todos os processos funcionem, os departamentos façam interação entre eles e que a organização aconteça.
- Apresentar definições de organização, sob a ótica de diferentes autores, e realize uma análise comparativa entre esses.
D’ASCENÇÃO (2007, p.37) define “organização como o conjunto de atividades que visam à coordenação racional e lógica de esforço coletivo e auxiliam, entre outras coisas, na divisão de tarefas e no combate ao desperdício”.
“[...] a organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres a executar”. (CURY, 2007. P.116).
No meu entender, organização e uma forma eficaz de organizar uma empresa, pois com o esforço coletivo e cada um tendo definido seu papel a desempenhar ira evitar desperdício e tornara uma empresa muito bem organizada e com bons resultados.
- Descrever os diferentes conceitos de hierarquia a ótica de diferentes autores, e apresentar ao menos dois modelos de estruturar organizacionais, pode ser de empresas em que trabalhou ou de pesquisa em livros.
“Hierarquia: as organizações, tais como as sociedades ou comunidades(famílias, clãs, tribos, nações etc.) foram baseadas, em essência, em uma estrutura hierárquica, ou seja, há uma seriação de níveis de chefias, comandos ou direções, a cada um dos quais são atribuídas uma autoridade e a responsabilidade decorrente”. (VALERIANO, Dalton, 2015, p. 42)
“Corresponde à existência de diferentes níveis de autoridade e responsabilidade, para que a organização atinja seus objetivos. Quanto mais alto na escala hierárquica, maior a autoridade e, consequentemente, a responsabilidade do indivíduo. É por meio da estrutura de autoridade que as diversas atividades da organização são articuladas para concretizar seus objetivos”. (CARAVANTES, Geraldo R., 2005, p. 44)
Sistema de responsabilidade: É composto pela distribuição do trabalho; ou seja, pela divisão de tarefas entre os diferentes funcionários, Exemplo em um recrutamento de novas contratações, que foi delegado a um funcionário do recursos humanos(RH), é necessário designar alguém de um nível hierárquico maior para assegurar o comprimento adequado das tarefas.
Sistema de autoridade: É a divisao do poder de decisão em uma empresa. Ao se estruturar o sistema de autoridade, é fundamental fazer a escolha certas sobre a forma de distribuir esse poder. Isso é importante para garantir a integridade e homogeneidade da autoridade, bem como a coerência das decisões feitas.
“autoridade é o direito estabelecido de se designar o que – e, se necessario, como, por que, quando e por quanto – deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa” Rebouças (2009, p. 75).
2. Que tipo de departamentalização existia e qual a departamentalização que passou a vigorar após as mudanças na direção da empresa?
Na Empresa existia a departamentalização por quantidade, pois pensava apenas em um critério exclusivamente numérico.
Após a mudança de diretoria passou a departamentalização por produtos ou serviços, pois dividiu a empresa em cinco grupos, ou seja, cada unidade ficou responsável por sua produção e vendas e seus respectivos diretores ficaram com total autonomia para criar e atender as demandas do mercado.
3. Descreva a estrutura da empresa antes e após a reestruturação.
A empresa antes da reestruturação era uma organização muito ineficiente, pois não existia comunicação entre os departamentos, era uma empresa preocupada apenas com a alta produção e não se preocupava com a demanda do mercado, impediam as criações de novos modelos, tinha uma hierarquia lenta na tomadas de decisões estratégicas e com isso o prejuízo era muito grande.
Após a reestruturação da empresa a divisão em grupos tornou-se mais organizada, pois cada grupo tinha sua autonomia desde a produção ate as vendas, tinham a comunicação com outros departamentos aonde começaram a criar vários modelos para atender a demanda do mercado, tinham como foco não mais a produção e sim em atender o gosto do consumidor, tinham melhores planejamentos, pois cada grupo tinha seu diretor e conseguiam planejar de forma eficaz.
...