PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL 7º SEMESTRE
Por: apmiolo • 10/6/2020 • Trabalho acadêmico • 982 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO
ALDEMIR JOSÉ MARINI
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL 7º SEMESTRE
[pic 3]
Erechim
2014
ALDEMIR JOSÉ MARINI
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL 7º SEMESTRE
Trabalho interdisciplinar do 6° semestre do curso Superior de Tecnologia em Administração, realizado como forma de avaliação no método de educação a distância da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professores: Marco Ikuro Hisatomi;
Luiz Antônio Gabriel, Alfredo Ribeiro de Almeida;
Luis Claudio Perini
Erechim
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 QUINTESSÊNCIA 5
2.1 MISSÃO, VISÃO e VALORES 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho acadêmico tem por objetivo analisar a situação da Farmácia de Manipulação Quintessência, visando integrar os conteúdos do semestre, relacionando-o às ações de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental. Serão usadas como referências para embasamento teórico os autores: Ghelman e o caso Quintessência.
2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
O café Seleto foi criado em 1950 e pertencia às famílias Alves, Silva e Pierrot, no ano de 1998 a multinacional Sara Lee o comprou, que em 2012 vendeu para Rogério Ferreira fazendeiro cafeicultor em Minas Gerais. A logística da citada empresa é classificada como primária e de apoio.
As primárias são o transporte, a manutenção de estoques e o processamento de pedidos.
O transporte relaciona-se aos diversos métodos de se movimentar produtos e insumos, é fundamental ao processo logístico. Pode-se afirmar categoricamente que o transporte representa a maior parcela dos custos logísticos dentro da cadeia de suprimentos. Ela é com certeza a função mais visível do processo de logística, percebe-se isso pelo tráfego intenso de caminhões que circulam diariamente (SILVA, BAZOLI, 2010).
Existem diversos tipos de transportes disponíveis: rodoviário, ferroviário, hidroviário, marítimo, fluvial, dutoviário, aéreo, no Brasil predomina o meio rodoviário.
O transporte possui uma ligação fortíssima com a logística de distribuição, que por sua vez tem uma estreita relação com o estabelecimento dos canais de distribuição. Ao mesmo tempo o canal de distribuição possui uma relação direta com a cadeia de abastecimento (SILVA, BAZOLI, 2010).
A logística de distribuição é a responsável por fazer a ligação entre a indústria e o consumidor final. Ela é a maior responsável pela percepção por parte do consumidor da entrega de valor.
No estoque o desafio é mantê-lo o mais baixo possível, no entanto, sem prejudicar os serviços prestados ao cliente. Na cadeia de suprimentos o gerenciamento de estoques deve ser bem efetivo, ele é que determina o sucesso ou o fracasso das organizações (SILVA, BAZOLI, 2010).
Um efetivo gerenciamento de estoques depende do controle de custos, do planejamento da quantidade a ser estocada e a previsão de incertezas. O gerenciamento dos níveis de estoque é um desafio para qualquer empresa, acertar depende de diversas variáveis, controláveis ou não, como: competidores, demanda, etc (SILVA, BAZOLI, 2010).
É fundamental um bom relacionamento com os fornecedores, para que se consiga gerenciar os tempos de compra de novos suprimentos, desde o pedido dos produtos até a entrega da mercadoria.
Os pedidos devem ser processados e a atividade precisa estar relacionada diretamente ao nível de serviço ofertado aos clientes.
3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
3.1 EMPREENDEDOR
O empreendedor é uma pessoa inovadora, criativa, tem um grande potencial para atingir objetivos. Ele cria um negócio baseado no risco e na incerteza, objetivando lucro e crescimento. Independentemente do tipo do negócio ele precisa ter sempre presente a automotivação.
Para Jordão (2002), além de ser motivado, é necessário procurar desenvolver algumas características para ter sucesso como empreendedor. Entre elas:
Iniciativa e pró-atividade – a iniciativa e pró - atividade garantem destaque em qualquer empresa, o empreendedor se preocupará com seus funcionários, com a concorrência e, portanto agir é fundamental para que os resultados sejam positivos.
Capacidade de assumir riscos – é preciso saber administrar os riscos, quem arrisca demonstra coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos conscientemente.
...