PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Por: Tainara Nievola • 28/3/2022 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
tecnologia de informação e comunicação
tAINARA PIRES NIEVOLA
sistemas de informação gerencial – capítulo 1 - resumo
Iniciando com o caso de como o San Francisco Giants fez uso de sistemas de informação para incrementar a receita, melhorar desempenho de jogadores, garantir casa cheia em todos os jogos, desde os mais importantes aos menos significativos, os autores mostram a importância do uso de sistemas de informação para buscar soluções nas mais diferentes frentes de um negócio.
O uso de dados dentro de um sistema de informação para tomada de decisões tem crescido junto ao crescimento da internet e das tecnologias associadas a ela. Isso pode ser comprovado pela expressiva diferença de investimento em hardwares, softwares e equipamentos para telecomunicação quando comparado ao restante da economia. Além do aumento de uso de telefones celulares, tablets e ferramentas digitais pelas empresas, para trazer mais eficiência operacional e estratégica, como exposto por Landon e Landon no caso da PepsiCo.
O objetivo principal do uso de tecnologias e sistemas de informação é o atingimento de seis objetivos:
• Excelência operacional – mais eficiência para ter mais lucratividade;
• Novos produtos, serviços e modelos de negócios;
• Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores – conhecer melhor os clientes e fornecedores para atendê-los bem e garantir recorrência e redução de custos;
• Melhor tomada de decisão – uso de dados para basear decisões;
• Vantagem competitiva; e
• Sobrevivência.
Um sistema de informação consiste em entrada (ou captura) de dados, processamento dos dados coletados e saída de informações, em um ciclo retroalimentado, conforme figura 1 abaixo.
[pic 1]
Figura 1 - Funções de um sistema de informação
Além dos dados e da tecnologia envolvida, os sistemas de informação são formados por outras duas dimensões, as organizações e as pessoas. As organizações são responsáveis pela cultura, regra e hierarquia que dita as regras e premissas a serem seguidas, as pessoas são responsáveis pelo conhecimento e a tecnologia é a ferramenta utilizada.
Para a resolução de problemas, contando com as três dimensões que compões um sistema de informação (organizacional, tecnológico e humano), os autores apresentam um processo simples, de quatro etapas.
Identificação do problema (1) é o primeiro passo - os dados e a análise devem trazer respostas para perguntas específicas. Os problemas também podem ser divididos em organizacionais, tecnológicos e humanos. Depois, vem as propostas de solução (2). Quanto maior o número de possíveis soluções, maior noção de todas as possibilidades. Soluções propostas podem ser organizacionais, tecnológicas e humanas, depende da abordagem de quem está propondo. As melhores soluções normalmente integram organização-tecnologia-pessoas. Em seguida vem a avaliação e escolha de solução (3), onde será feita a análise de viabilidade, com avaliação de custo de implantação, aderência da equipe, recursos já existentes para implantação. E por último, a implantação (4), com cuidado para a gestão da mudança. Aqui é feita a definição de como serão os processos novos, incentivo aos funcionários a aderir (talvez por meio de recompensas, estímulos) e mensuração de resultados para retroalimentar o processo.
...