PROINTER
Por: paulalima87 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 836 Palavras (4 Páginas) • 546 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE TAGUATINGA - BRASÍLIA
CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos
Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)_Mod. Online
Relatório Parcial
TUTORA Ivone Lírio Ribas
BRASÍLIA / DF
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordada a importância, os obstáculos, as dificuldades de ser um empreendedor, as vantagens e desvantagens, a ética nas relações de trabalho, foi realizada uma entrevista com um empreendedor no ramo da beleza para verificar como foi sua experiência em ter seu próprio negocio.
ENTREVISTA
Nome da Empresa: Studio de Beleza Izha
Endereço: QE 17 conjunto O casa 16 Guara II
Cidade: Brasília
Estado: DF
Ramo de Atividades: Salão de Beleza
Produtos e/ou serviços: beleza aos clientes
Data de Inicio das atividades: 03/2000
Entrevistado: Izabel (dona)
O sonho de ter um negócio próprio foi à influência para se tornar um empreendedor, em sua família há vários outros empreendedores no mesmo ramo de beleza o que motivou a montar seu salão. A formação educacional da empreendedora foi somente o 2° grau e não foi relevante para a formação de seu negocio, no começo houve um medo que criar seu negocio, pois não sabia se iria dar certo, por esse motivo muitas pessoas tem medo de tornar dona do próprio negocio, mas como já tinha experiências anteriores resolveu arriscar.
Para o sucesso de um empreendimento a ética é muito importante, pois com ela a relação entre as pessoas se torna mais fácil, ser ético é uma decisão pessoal, é pensar de forma, antes de tudo, reflexiva, partindo do princípio que há valores que são básicos e fundamentais para o convívio do homem numa sociedade.
A oportunidade de empreender veio da venda de uma casa em decorrência de uma divorcio que ficou com a metade do valor e resolveu investir, era funcionaria de um salão de beleza e a oportunidade veio em uma boa hora, não tinha um plano de negocio definido, mas fez um planejamento como relação de fornecedores, tipos de serviços, quantidade de funcionários, horário de atendimento, local para atender. Como já havia dito tinha muita experiência, pois já tinha trabalhado em vários salões de beleza inclusive de uma de suas irmãs que também tem o mesmo negocio.
Sua força vem da paixão pela profissão e da satisfação com o resultado de seu trabalho e fraqueza das dificuldades de se ter um negocio como regularização do estabelecimento. Não teve um sócio, precisou ter uma quantia significativa para montar seu negocio, pois teve que comprar todos os equipamentos, materiais, alugar um espaço para montar seu salão.
Sua primeira cliente foi no primeiro dia de aberto o salão e era uma cliente antiga do outro emprego que gostou de seu serviço e resolveu mudar de salão. O momento mais difícil foi quando todas as suas funcionarias resolveram sair sem antes comunicar, pois iriam montar seus próprios negócios, se viu sozinha, mas conseguiu mesmo com essa dificuldade se reerguer e contratar outras funcionarias.
Existe lado positivo e negativo de se tornar um empreendedor, o positivo é a realização profissional, o lucro, a independência, o lado negativo é a possibilidade de fracasso e muito trabalho. Sua família a apoiou para o sonho de ser empreendedor não afetando em nada a convivência, se precisasse ser feito tudo novamente seria feito, pois foi um sonho realizado e um sustento para suas filhas.
O conselho a deixar é ter foco, força, perseverança, determinação para obtenção dos objetivos e atravessar os obstáculos, não será fácil, mas o sucesso compensa todas as dificuldades.
...