Pert/cpm
Por: Roselenegg • 14/5/2015 • Projeto de pesquisa • 659 Palavras (3 Páginas) • 549 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. ORIGEM DO MÉTODO 2
2. CONCEITOS BÁSICOS 3
3. CONSTRUÇÃO DA REDE PERT/CPM 4
3.1. PROJETO 5
3.2. PLANEJAMENTO 5
4. REDE PERT/CPM 5
IMAGENS
IMAGEM 1 – PLANTA DA CASA TÉRREA 5
TABELAS E GRÁFICOS
TABELA 1 6
REDE PERT/CPM 7
INTRODUÇÃO
O PERT-CPM é uma técnica de planejamento e avaliação de atividades, uma das mais úteis e utilizadas na finalidade de controlar a realização de um projeto, proporcionando a execução com eficiência, organização e controle, sendo empregado em diversas áreas de trabalho, desde uma peça teatral, até em situações mais complexas, como a construção de edifícios e galpões.
O PERT foi desenvolvido pela Marinha americana em 1958 com o propósito inicial de controlar e planejar um míssil, intitulado de projeto Polaris. O CPM foi criado em 1957 por James Kelley Jr. e por Morgan Walker. Suas siglas têm por tradução PERT – Técnica de Avaliação e Revisão e o CPM – Método do Caminho Crítico.
Este método possibilita a aplicação de cinco princípios fundamentais de administração, são estes, prever, comandar, controlar, organizar e coordenar.
O seu emprego em países desenvolvidos obteve tal amplitude que as grandes administrações públicas estabelecem, no momento de uma concorrência, uma cláusula especial do contrato, em que os fornecedores se comprometem a aplicar o sistema PERT. Eles estimam ter assim as melhores garantias na execução dos trabalhos dentro dos prazos previstos, assim evitando atrasos, e custos além do previsto, do que pela utilização de qualquer outro método.
1. A ORIGEM DOS MÉTODOS
O gerenciamento de projetos é uma tarefa trabalhosa, que requer muito controle nas suas tarefas. Para ajudar no controle das tarefas, existem diversas ferramentas que auxiliam na gestão de projetos, tais como: WBS, Gráficos de Gantt, PERT/CPM, ECD, entre outros.
A ferramenta que estudaremos com mais detalhes e o PERT/CPM.
O PERT (Program Evvaluation and Review Technique), elaborado entre as décadas de 1950 e 1960, pela empresa de consultoria para a Marinha Americana, no Projeto Polaris, um míssil norte-americano.
A maior preocupação para a execução do projeto era a coordenação de cerca de 10.000 empresas (entre contratantes e subcontratantes), que tinham que ser coordenadas e manter a mesma linguagem de planejamento e controle entendível por todos os participantes. Metodologia que contribuiu para a redução de dois anos na conclusão do projeto.
No mesmo período a Dupont e UNIVAC desenvolveu o sistema CPM (Critical Path Method), visando reduzir custo e tempo para os novos produtos.
A diferença entre os dois sistemas é irrelevante, sendo que no PERT a atividade é determinada de forma probabilística e no CPM são determinados por determinísticos.
Não havendo vantagem de considerar os dois sistemas como diferentes,
...