Planejamento Estratégico Governamental
Por: fabianovais • 10/3/2016 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - 2015
Aluno (A): Fábia Novais Montenegro
Turma: C
Tutor (A): Gadara Luzia Rezende B. Cavalcante
Disciplina: Planejamento Estratégico Governamental
Professora: Rosiane Chagas, Dra
Tarefa I
1- Em que período e de que maneira a experiência com planejamento foi aprofundada no Brasil?
R: A experiência em planejamento foi aprofundada durante o Regime Militar, período marcado por medidas impositivas e pela implementação de planos estruturantes com ênfase na industrialização do país. Para por em ritmo acelerado o crescimento econômico, fez-se necessário sedimentar o planejamento governamental a fim de produzir resultados.
2. Diz-se que todas as decisões têm um custo e que, se equivocadas, demandam a absorção de custos de oportunidade econômicos e políticos. Explique isso.
R: Frenquentemente utilizado na área econômica e contábil, o denominado custo de oportunidade tem seu conceito empregado também na administração para auxiliar o gestor na tomada de decisão.
Segundo a interpretação de Nascimento (1998, p.28), custo de oportunidade quer dizer que o tomador de decisão precisa avaliar se o benefício que obterá em relação a outras alternativas preteridas serão o melhor possível nas circunstâncias em que a decisão está sendo tomada. Caso o retorno do investimento escolhido supere a melhor alternativa rejeitada, constata-se que a escolha foi acertada e obtém-se um lucro, caso contrário, verifica-se um prejuízo e constata-se que a ação escolhida não maximizou os benefícios.
3. Como pode ser definido o Estado Necessário?
R: É o Estado que de forma abrangente, ampara os cidadãos desassistidos, formulando políticas sociais que atendam às necessidades destes, como também promovam a transformação do país, contribuindo para o crescimento socioeconômico.
4. Faça uma distinção entre o Estado Herdado e o Estado Necessário.
R: O Estado Herdado configura-se na associação do patrimonialismo, elitismo e oportunismo eleitoreiro. De modo centralizador, adota políticas genéricas e imediatistas. O Estado Necessário, pela via democrática, busca sanar os gargalos sociais, evoluindo as políticas de acordo com as novas faces da população.
5. O administrador público deve priorizar a eficácia administrativa, políticas sociais, ou ambas?
R: O desafio do gestor é justamente priorizar e coordenar ambas. As duas alternativas estão interligadas. A eficácia administrativa é uma condição para a concretização da melhoria das políticas sociais
6. Qual é o objetivo precípuo da Administração Pública? Explique.
R: É servir ao interesse público com atuação orientada pela ética e pelos princípios constitucionais.
7. Quais são as perguntas fundacionais que orientaram o movimento da insatisfação com o planejamento governamental tradicional?
- Quais os grupos que realmente conformam a agenda de decisão mediante sua capacidade de transformar seus problemas privados em assuntos públicos, em questões de interesse do Estado, sobre os quais ele deve atuar?
- O que pode ser feito para impedir que outros assuntos de outros grupos sociais não sejam incorporados à agenda fazendo com que ela fique restrita a assuntos sobre os quais têm controle?
- Que procedimentos usam e de que mecanismos do próprio aparelho de Estado se utilizam para fazer com que os assuntos que logram colocar na agenda sejam decididos e implementados de acordo com seus interesses?
...