Planejamento Estratégico Governamental
Por: F6Mariano • 26/10/2016 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
UFF – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FÁBIO MARIANO SANTOS DA SILVA
Planejamento Estratégico Governamental
Três Rios
2016
UFF – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FÁBIO MARIANO SANTOS DA SILVA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL
Trabalho apresentado à Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para obtenção de pontos, e aprovação na disciplina de Políticas Públicas do Curso de Especialização de Gestão em Administração Pública.
TUTOR: Ana Caroline Ribeiro Rufino de Souza
Três Rios
2016
RESPOSTAS:
1 – De acordo com Dagnino (2012), o Estado Necessário era conceituado como aquele no qual visava a um determinado planejamento, trilhando a política que tinha como objetivo atender as necessidades da sociedade, tendo sua atuação voltada na busca incessante de alcançar determinadas metas e projetos que conseguiriam atender as necessidades e demandas populacionais, construindo um cenário com seus ideais. O Estado Herdado como o próprio nome já faz uma referência a sua origem, foi um estado no qual herdou de governos anteriores, ações, mecanismos políticos, projetos e entre outros, como se não bastasse, criou-se um ciclo vicioso, concentrando grande parte das rendas, poderes, práticas simultânea de grupos, política centralizadora, oligárquica, clientelismo, favoritismo, resistência a mudanças estruturais, sem despertar interesse algum para formulação de uma política mais igualitária, justa e sustentável para o coletivo. Já o Estado Neutro, busca representar a vontade de todo coletivo, com o objetivo de conseguir alcançar o bem comum, formando-se o pilar central das engrenagens do Estado, sendo responsável pela unidade de aparelho e unidade pessoal do Estado (SERAFIN & DIAS, 2012). Sendo assim, percebe-se que o Estado Necessário visa alcançar o bem estar social, a prosperidade em abundancia, o desenvolvimento nacional. Enquanto o Estado Herdado e Neutro almejam novos cenários políticos, governamental e econômico, visando os interesses específicos, mantendo um controle maior sobre o Estado, formulando um estratégia de acumulação de capital, configurando uma classe dominadora, organizada, e com a participação da figura do Estado (DAGNINO, 2012).
2 – A origem da Administração Geral se deu por meio de estudos na ciência da administração no qual era direcionada para administração de empresa, onde a mesma por sua vez visava sua lucratividade, concorrência empresarial e outros meios que não são aplicados diretamente na gestão pública. Porém não se pode dizer que conceitos não possa ser aplicados à administração pública. Porém, vele ressaltar que a administração e Administração pública têm particularidades próprias que diferem do contexto empresarial. A Administração Pública já visa os fins públicos de cunho social de acordo obedecendo as demandas que orientam a elaboração de políticas públicas, considerando toda uma estrutura nacional frente aos aspectos de demandas educacionais, saúde pública, segurança, infraestrutura, tantos outros de acordo com o processo decisório e consecução de programas e projetos governamentais. Sendo assim, entende-se que a Administração Geral refere ao contexto empresarial e Administração Pública ao ambiente público, aos governos, às políticas públicas e sociais (DAGNINO, 2012).
...