Planejamento Estratégico X Pensamento Estratégico
Por: Talyta.andrade • 24/6/2016 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 767 Visualizações
Resenha do vídeo de Mário Persona
Planejamento estratégico X Pensamento estratégico
Mário José Buzolin Persona é formado em Arquitetura e Urbanismo em Santos, passou a atuar como consultor de comunicação e marketing, palestrante, escritor e professor de comunicação e marketing brasileiro, constituindo uma carreira eclética. No vídeo publicado pela TV barbante em 24 de janeiro de 2009, Persona discorre sobre o assunto de estar equipado com um pensamento estratégico de carreira. Planejar uma carreira é detectar as necessidades e expectativas do mercado, analisar isso e buscar lucro. Existem duas formas de fazer isso, uma é com um pensamento estratégico e outra é um planejamento estratégico.
Um planejamento estratégico é quando se busca informações no passado ou em um presente instantâneo, porém nunca no futuro, é quando se determina a sua carreira de forma prévia e rígida. Esse tipo de planejamento de carreira pessoal não é muito eficaz em razão da mutabilidade do mercado, pois não é possível prever as condições de mercado muitos anos depois de começar a se preparam para sua carreira, fazendo uma faculdade, curso, entre outros. Um planejamento pré determinado impede o profissional de alcançar novas oportunidades.
A outra maneira de planejar uma carreira é com um pensamento estratégico de abordagem de mercado e detecção de oportunidades, é estar atento aos problemas que surgem e não fugir deles, não ter medo de aprender mais e mudar, muitas vezes esse tipo de pessoa tem especialização em alguma área, mas não se limita apenas a isso, busca ter um conhecimento genérico em outras áreas para poder migrar e se aprofundar nela em caso de necessidade.
Hoje não basta apenas buscar uma formação profissional, porque o comércio muda muito rápido e diversas profissões deixam de existir ou tornam-se inviáveis para uma carreira lucrativa. Por isso é necessário ter um pensamento estratégico, sendo flexível, atento às mudanças, pois quem traz um planejamento de carreira rígido são aqueles que sentem maior dificuldade em abandonar aquilo que foi planejado para se aventurar em algo novo, essa é a principal causa do fracasso, pessoas pouco flexíveis sentem maior dificuldade de se adaptar às novas condições do mercado, ou se apegam demais no diploma.
...