Por que aprender a argumentar?
Por: troxamemo • 6/5/2016 • Resenha • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 1.454 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Antônio Suárez Abreu
A Arte de Argumentar
Trabalho apresentado na Disciplina de Língua Portuguesa, Curso de Administração de Empresas, Graduanda do 1°semestre, sob RGM 022.3754.
Professora: Ms. Andréia Oliveira
[pic 4]
Dourados
2015
Por que aprender a argumentar?
A ideia do nosso convívio social nos remete a duas ordens de reflexão. A primeira é que a sociedade expandiu e evoluiu demais. Há alguns séculos atrás, os meios fáceis de comunicação eram totalmente não confiáveis. Hoje, o sistema de correios, por exemplo, já foi aperfeiçoado, assim como outros meios de comunicação que antes eram falhos.
A outra consideração é que, formados pelo senso comum, submetido pela mídia, vivemos na era da desvalorização dos sonhos, todos estamos construindo uma história de solidão a cada plano feito, uma doença comum que separa a alma do coração, que nos separa dos amigos, da família e de outras pessoas que convivemos e que na maioria das vezes, temos discussões, debates e ressentimentos.
Certamente, seríamos mais felizes se soubéssemos administrar as nossas relações com as pessoas que nos cercam, desde nossa área de trabalho, até ao nosso pessoal. Mas para ter êxito nessa relação, é necessário saber gerenciar a fala, saber falar, expondo de uma forma clara e sucinta os seus pontos de vista.
Gerenciando Informações
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, para que um país continue líder mundial neste século que se inicia, é necessário que as pessoas tenham domínio da fala e da escrita. Devemos pensar na necessidade de desenvolver essas habilidades, pois estamos sempre em discurso, emitindo alguma mensagem, seja para nossos filhos, colegas de trabalho, amigos, enfim, para todos de nosso convívio.
Já se sabe que o mais importante não são as informações, se não soubermos transformá-los em conhecimentos, mas a questão é aonde buscar a fonte dessas informações? Muitas pessoas as buscam na mídia escrita e falada. Na verdade, a mídia nos faz enxergar as coisas que ela quer que nós enxerguemos.
É como se tivéssemos uma “visão tubular” das coisas, onde só pudéssemos enxergar a “realidade” da maneira que a mídia nos permite, daí o nome que recebe de manipuladora.
Mas como nos defender desses processos de manipulação? Ora, buscando novas fontes de informação, uma boa sugestão seria buscar por meio de livros, tanto informativos quanto formativos.
Por meio da leitura, podemos conhecer novos meios, novos lugares, ver novas realidades e enxergar outros mundos. Descobrimos a transformação, que para transformar o mundo precisamos primeiramente transformar a nós mesmos, nos modificar, seja em modo de pensar e/ou de agir.
Quando começares a ler, talvez tenha um pouco de dificuldade, mas ao modo que irá cada vez mais, buscando novos textos, buscando ler mais, qualquer leitura fica totalmente fácil de ser compreendida, pois você começará a ganhar “massa crítica”, como os cientistas chamam, e a partir daí você passará a ter uma visão crítica, sairá do senso comum, construirá um conhecimento original.
...