Por que estudar administração financeira
Por: Luciene25 • 18/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.552 Palavras (7 Páginas) • 131 Visualizações
[pic 1]
Ciências Contábeis – 4º Semestre
Administração Financeira e Orçamentária
Alunos (as): Alana Iza, Angélica Xavier, Giovanna, Luciene Santos, Murillo Kauê
Professor: Leonelson
Cuiabá
08/2018
1. O papel e o ambiente da administração financeira
Em sua vida profissional:
- Contabilidade: Conhecer as funções e relações em finanças da sua empresa, ética empresarial, custos agency e cálculos fiscais.
- Sistema de Informação: Organização empresarial na área financeira, colher dados históricos para projeções, como determinar o imposto de renda da empresa.
- Administração: O objetivo da empresa, a remuneração dos administradores e o papel das instituições no mercado financeiro.
- Marketing: Gestão de caixa e crédito da empresa, comportamento ético, serão afetados pela função de finanças.
- Operações: A função de finanças nem sempre é visar a maximização de lucro como principal meta da empresa, pois a questão da ética empresarial influi no objetivo da empresa, devido ao problema de agency.
O problema de agency:
Sempre que um administrador detém menos que 100% do capital da empresa, há um possível problema de agency. Teoricamente, os administradores deveriam atuar de acordo com a maximização da riqueza do acionista.
Entretanto, eles também se preocupam com sua riqueza pessoal, com a segurança de seu emprego, com benefício indiretos e com seu estilo de vida.
Solução do problema:
Forças de mercado, como principais os acionistas e a ameaça de conquista de controle por outra empresa. Ajudam os administradores a preocuparem com o desempenho da empresa.
Administradores, bem como a montagem de esquemas de remuneração que alinhem os interesses deles aos dos acionistas.
Em sua vida pessoal:
- Transações de compra e venda
- Obtenção de Empréstimos
- Poupar ou investir para atingir objetivos financeiros
- Impactos dos impostos, taxas e juros
- Cálculos Financeiros
O papel da ética na administração financeira:
É o conjunto de padrões de conduta ou julgamento moral – tem se transformado numa questão fundamental tanto em nossa sociedade quanto na comunidade financeira.
As violações éticas geram enorme publicidade. A publicidade negativa produz, em geral, impactos também negativos sobre uma empresa como em uma pessoa física.
1.1 Finanças e Empresas
O campo de finanças é amplo e dinâmico, afetando diretamente a vida de todas as pessoas e organizações. Há muitas áreas e oportunidades de carreira nesse campo. Os princípios básicos de finanças, são universalmente aplicáveis a empresas de todos os tipos. Além disso, muitos deles também pode ser aplicados às suas finanças pessoais.
O que são finanças?
É a arte e a ciência de se administrar dinheiro, isto é, aplicar princípios econômicos, contábeis e conceitos do valor do dinheiro no tempo às tomadas de decisões em negócios. A palavra “arte” implica que existem algumas oportunidades para ser criativo na administração de dinheiro. E a palavra “ciência” implica que existem alguns fatos comprovados subjacentes às decisões financeiras. Praticamente todas as pessoas físcias e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro. Finanças diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais.
Principais áreas e oportunidades de carreira em finanças
As principais áreas de finanças pode ser resumidas por meio de uma análise das oportunidades de carreira que o setor oferece. Essas oportunidades podem, para simplificar, ser divididas em duas grandes aéreas: serviços financeiros e administração financeira.
Serviços Financeiros
Parte das finanças que se ocupa da concepção de distribuição de serviços de assessoria e produtos financeiros a pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais. Existem diversas oportunidades de carreira interessantes em instituições bancárias, assessoria pessoal, investimentos, imóveis e seguros.
Administração Financeira
Refere-se ao conjunto de atribuições do administrador financeiro de empresas. O administrador financeiro é responsável pela gestão dos negócios financeiros de organizações de todos os tipos – financeiras ou não, privada ou pública, grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos. Desempenham tarefas: orcamentos, previsões financeiras, administracão de caixa, de credito, analise de investimentos e captacão de fundos. A crescente globalização tem aumentado a complexidade da função de administração financeira.
Formas jurídicas de organização das empresas
As modalidades mais comuns de organização de empresa são :
- Firma Individual
- Partnership (Sociedade de Pessoas)
- Sociedade por ações
As Firmas individuais constituem as mais numerosas e a sociedade por ações predominam no que concerne a FATURAMENTO e LUCRO LIQUIDO.
Firmas individuais
É a pessoas jurídica pertencente a uma só pessoa física , a qual assume todo o risco , recebe os lucros ou sofre os prejuízos decorrentes de sua atividade, é um modelo para quem não pensa em ter sócios, ideal para profissionais autônomos, freelancers e profissionais liberais que desejam formalizar suas atividades.
Cerca de 75% das empresas Norte americanas são firmas individuais , e se encontram nos setores de de atacado ,varejo , serviços e construção civil.
Na firma individual o titular responde pelo patrimônio da firma e por todos os seus bens particulares. Caso o patrimônio da firma individual não seja suficiente para atender as suas obrigações sociais, os credores podem executar todos os bens particulares de seu titular.
Pontos fortes da firma individual
- O proprietário recebe todos os lucros
- Custo baixo de organização
- Lucro incluído e tributado na declaração de rendimento de pessoa física do proprietário
- Independência
- Sigilo
- Facilidade de dissolução
Pontos fracos na firma individual
- O proprietário tem responsabilidade ilimitada, todo seu patrimônio pessoal pode ser usado para pagar a divida de empresa
- A capacidade limitada de capacitação de recurso tende a restringir o crescimento
- O proprietário responde por tudo
- Difícil conferir aos funcionários oportunidades de carreira de longo prazo
- Perda de continuidade em caso de morte do proprietário
Partnerships (sociedade de pessoas)
...