TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio : Administração de recursos humanos

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho científico tem como finalidade descrever e esclarecer informações sobre o artigo “Santa casa de SP recua e suspende demissões” colocando como fator principal a relação com a gestão de pessoas, e a contribuição que levou a essa decisão.

A relação com a ética dos gestores com os colaboradores e a reação em meio ao anúncio de demissão em massa da Santa Casa de SP.

A forte contribuição da economia como sistema macro e microeconômico desestimulou a situação financeira da mesma.

Comentar sobre o significado, benefícios, problemas e a ligação da Sociedade da informação e do conhecimento no se tratar da ameaça de demissão dos funcionários da Santa Casa de SP.

As fontes que serão utilizadas para o embasamento teórico do trabalho será: sites de pesquisas, livros didáticos das disciplinas do curso, revistas, artigos, monografias.


  1. DESENVOLVIMENTO

O Hospital Santa Casa de São Paulo, atualmente vem passando por um grave problema financeiro. Em janeiro deste ano a diretoria do hospital, encontrou como medida de redução de custos afastar 1.100 funcionários reduzindo assim o gasto com folha de pagamentos.

A medida surgiu logo após uma análise feita pelo superintendente da Santa Casa, que conclui um excesso de funcionários onde em outros hospitais havia cinco profissionais por leito, na Santa Casa havia vinte e um. O excesso era principalmente na área administrativa.

A medida de demissão reduziria sim os custos na folha de pagamento, mesmo assim haveria gastos com direitos trabalhistas, rescisões de contratos etc. Fora o clima organizacional que ficaria fortemente abalado.

Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Outra tentativa de melhorar a situação econômica da Santa Casa foi à ideia de troca de gestor, já que, foram verificadas irregularidades no período de gestão de Kalil Rocha Abdalla que pediu licença de três meses, mais os funcionários reivindicaram a favor da saída definitiva de Abdalla.

Por se tratar de uma das instituições filantrópicas mais renomadas do País, muitos dos seus valores se perdem depois de um problema financeiro desta dimensão, a sociedade não irá ver com os mesmos olhos, o lado de atendimento hospitalar já que acarretou a redução de pessoas atendidas.

Todo o investimento financeiro: doações, tanto de empresas privadas como do próprio governo com certeza irão reduzir, fora a credibilidade da organização que já está negativa.

A situação da santa casa acarreta uma situação macroeconômica de desregularização já que investimentos estatais e federais são feitos e ainda as colaborações de empresas e de pessoas na manutenção da organização, o que se acarreta de uma pergunta onde o dinheiro investido está? Então essa indagação é feita por muitos colaboradores e pacientes da Santa Casa.

O tipo de Economia empregada na Santa Casa é a política capitalista já que a economia que interfere na organização.

Talvez os princípios liberalistas ajudassem a manter o controle e a transparência no sentido econômico e financeiro, com a inserção do liberalismo de não intervenção do estado em que um País corrupto e cheio de desvios fosse a solução. Onde a privatização em parte e o livre comércio reduziriam o número de denúncias de má gestão da diretoria.

O método de desperdícios que poderia ser utilizado seria ao exemplo just in time onde movimentos desnecessários seriam reduzidos e toda a equipe trabalhasse em conjunto em busca de um bem comum: atender a população com mais qualidade, fazendo os funcionários independentes do cargo hierárquico cumprir todas as suas funções, com uma fiscalização especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com