Posto união estudo de caso
Por: nandhaguerreiro • 12/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 6.551 Palavras (27 Páginas) • 245 Visualizações
- SUMÁRIO EXECUTIVO:
O Posto União é uma empresa que será instalada no mercado soteropolitano, atuando no ramo de venda de combustíveis e prestação de serviços em veículos automotores. Esse plano visa encontrar o melhor modelo de negócio a ser implantado, com vistas a conquistar um posicionamento de liderança. Investimento inicial previsto: US$ 700 mil, aproximadamente R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Reais).
- ANÁLISE ESTRATÉGICA:
- Visão - Ser reconhecida pelo mercado soteropolitano como excelência em atendimento e serviços para veículos automotores.
- Missão - Ser a solução em serviços, fornecimento de combustíveis e produtos automotivos, atender às expectativas dos clientes e dos sócios, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a empresa com uma atuação socialmente justa e ecologicamente correta.
- Definição do Negócio - Nos últimos tempos os postos de combustíveis estão se tornando uma verdadeira central de apoio aos clientes, ou seja, estão deixando de lado a função de ser apenas um ponto de abastecimento. Incorporando novas tecnologias e serviços, os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, agregando uma completa infraestrutura para atender às necessidades dos seus clientes.
Os principais produtos comercializados em um Posto de Combustível são os derivados de petróleo, sendo o principal deles os combustíveis, que se dividem em:
- Gasolina Comum – Fórmula básica, derivada do petróleo;
- Gasolina Aditivada – Fórmula que contém aditivos voltados para limpeza do sistema de combustão;
- Gasolina Azul – Fórmula de alto desempenho, que contém aditivos voltados para limpeza do sistema de combustão e outros para melhorar o desempenho dos motores;
- Álcool – Produto derivado da cana de açúcar, desenvolvido a partir de uma tecnologia totalmente brasileira, com excelentes vantagens em relação aos combustíveis fósseis. A principal vantagem do álcool é tratar-se de um produto com baixa capacidade de poluição e ter sua origem em uma fonte renovável de energia, que são os canaviais;
- Óleo Diesel – Outro subproduto do petróleo, utilizado em motores pesados.
- GNV - Gás Natural Veicular – Produto licenciado pelo governo a poucos anos, e que tem tido um crescimento muito grande em seu consumo diante da excelente relação Custo X Benefício.
- Lubrificantes – Categorias de derivados de petróleo, voltados para lubrificação e melhor funcionamento dos componentes dos veículos. Podemos citar os óleos, utilizados nos Motores, nos Diferenciais e nas Caixas de Marchas, fluidos para freios, aditivos para os Sistemas de Arrefecimento, Lubrificação, Combustão e Frenagem.
- Diversos – Filtros, estopas, correias, limpadores, ceras para polimento, e pequenos acessórios.
- Serviços – Além do abastecimento de veículos, os postos oferecem serviços de calibragem de pneus, com oxigênio ou hidrogênio, lavagem rápida, troca de óleo e de filtros, check-up rápido do motor para verificação dos níveis de óleo, água e fluido de freio.
- Conveniências – Visando ampliar o atendimento aos clientes e melhorar o volume de negócios, os postos de combustíveis passaram a oferecer vários produtos em uma loja de conveniência, além de água mineral, cervejas, caixas automáticos de bancos, padaria e lanchonete.
- ANÁLISE DO AMBIENTE:
- AMBIENTE EXTERNO - Macro:
O ambiente externo é estável no que se refere à demanda, mas completamente instável face à acirrada concorrência. Devido ao alinhamento de preços, muitas vezes tachado pela imprensa de cartelização, o ganho nessa atividade vem a partir da escala, diante da baixa margem de lucro por litro vendido. Considerando a grande quantidade de veículos que têm sido colocados no mercado diariamente, não existe risco de retração de consumo no médio prazo, mas, a possibilidade de exaustão das fontes fósseis de energia poderá provocar uma mudança no perfil desse negócio, alterando consubstancialmente o portfólio de produto, assim como a margem de lucro e principalmente, a oferta.
A desregulamentação do setor promovida pelo governo a alguns anos atrás, levou os empresários dessa área a ter que usar a criatividade no sentido de conquistar e fidelizar clientes e mais, descobrir novas formas de fazer negócio tendo como principal atração, a venda de combustíveis. A partir dessa análise podemos listar as oportunidades e ameaças:
- AMBIENTE EXTERNO - Próximo:
No que se refere ao mercado local, percebe-se muito claramente que a cidade de Salvador está muito bem atendida por postos de combustíveis, muito concentrados nas zonas de maior movimento, a exemplo da orla marítima e da Avenida Paralela. Nesta última, por exemplo, contamos com 3 postos da bandeira Petrobrás, 03 postos com bandeira Shell, e um posto com bandeira TEXACO. Essa concentração não representa necessariamente um problema para futuros empreendedores, vez que os clientes e usuários escolhem seus postos a partir de determinadas características, que acabam sendo diferenciais entre um e outro. Em outras palavras, não basta instalar um posto. É necessário dotá-lo de condições operacionais e atrativos mercadológicos para angariar e fidelizar clientes.
A despeito de tantos postos instalados, poucos se destacam na preferência do consumidor, podendo ser citados o Posto dos Namorados na Pituba, o Hiper-Posto na Avenida Antonio Carlos Magalhães, o Posto Mataripe no Bonocô e o Posto Shell do Rio Vermelho. Isso demonstra claramente que há espaço para novos entrantes com amplas possibilidades de sucesso.
- ANÁLISE SWOT
- OPORTUNIDADES
- Estabilidade com tendência de crescimento na demanda por combustíveis, em face da grande quantidade de veículos que entram no mercado a cada dia;
- Possibilidade de agregar aos Postos de Combustíveis muitos outros serviços além das lojas de conveniências;
- Expansão da rede de gás GNV e o aumento da demanda por esse tipo de combustível.
- AMEAÇAS
- Possibilidade de exaustão dos poços de petróleo diminuindo a oferta do mesmo e alterando o perfil de consumo desses produtos;
- Super lotação de veículos nas grandes cidades, existindo a possibilidade de normas das autoridades vir a restringir o uso dos mesmos, a exemplo do que ocorre em São Paulo, quando é feito rodízio de placas para reduzir a poluição do ar;
- Tendência das fabricas de produzirem veículos cada vez mais econômicos, reduzindo o consumo global dos produtos;
- Pesquisas avançadas no desenvolvimento de carros movidos ä bateria, assim como à luz solar.
- Crescimento vertiginoso das grandes cidades, levando suas administrações a optarem por transportes de massa, tais como Trens Urbanos e Metrôs, reduzindo assim, a utilização de veículos particulares.
- PONTOS FRACOS
- Por tratar-se de uma empresa nova, em fase de instalação, torna-se quase impossível analisar-se os pontos fortes e pontos fracos, que normalmente surgem a partir do início de suas operações. Pela disposição, conhecimento e recursos investidos pelos sócios, espera-se que o empreendimento seja um exemplo de atendimento e que essa alta qualidade reverta-se em resultados financeiros positivos. Diante disso, estimam-se os seguintes pontos fortes e fracos:
- PONTOS FORTES
- Funcionários qualificados - Treinamento, manuseio de equipamentos, atendimento ao cliente;
- Estrutura – O empreendimento será instalado em uma área de 1000m², espaço máximo permitido pelas autoridades para um posto urbano, e será dotado dos mais modernos equipamentos visando ser um posto de vanguarda;
- Bandeira – Foi escolhida a bandeira Petrobrás por tratar-se de uma marca nacional reconhecida e respeitada mundialmente. Os produtos Petrobrás têm sido utilizados no círculo da Formula 1 com excelente aceitação e aprovação de técnicos e engenheiros. Além disso, a Petrobrás é referência em extração de petróleo em águas profundas, mais um orgulho para o povo brasileiro. Por tudo isso, entendemos que abrigar esse investimento ao amparo da bandeira Petrobrás é realmente um ponto muito forte.
- OBJETIVOS E METAS
- MARKET SHARE - Atingir uma participação de mercado equivalente a 5% ao final do 1º ano de atuação;
- MARCA - Ter sua marca reconhecida entre as 10 mais lembradas ao final do primeiro ano de funcionamento;
- CRESCIMENTO - Instalar a primeira filial ao final do terceiro ano de existência;
- SERVIÇO - Ter o melhor serviço de Salvador para fidelizar os clientes.
- ESTRATÉGIA:
Implementar ações de pré-venda, convidando clientes importantes, tais como proprietários de frotas de veículos e formadores de opinião, para o “cocktail” de inauguração, enviando-lhes junto ao convite, “folders” informando-lhes da abertura do posto e suas características que serão o diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
...