TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Premissa de A experiência prática da SEMCO

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4
  • Premissa 1
  1. Apresentar o seu entendimento sobre a premissa

- Foco no desenvolvimento em vez de foco no controle.

Na premissa 1 a organização parte do principio onde as pessoas são parceiras de seu desenvolvimento e as pessoas também veêm a empresa como seu parceiro, tendo um foco no desenvolvimento e não foco no controle. Isso é importante para que as pessoas tenham comprometimento para com a empresa obtendo uma gestão organizacional mais descentralizada e flexível, tornando suas respostas ao ambiente mais ágeis e objetivas. O comprometimento entre ambas as partes segue uma linha de desenvolvimento e satisfação tanto da empresa quanto das pessoas. Deste modo a pessoa deixa o papel passivo e assume papel ativo na gestão de pessoas, de forma compartilhada com a organização.

  1. Articular a premissa com “A experiência prática da SEMCO”, exemplificando com fragmentos do texto de Semler.

No texto “A experiência prática da SEMCO” podemos encontrar exemplos que envolvem a premissa 1 . Na página 223. –

“Estávamos preparando durante mais de dez anos um engenheiro de qualidade para ser gerente de produção. Um pouco antes de isso acontecer, descobrimos que ele gostava mesmo era de marketing. Pagamos uma pós-graduação em marketing na GV para ele, e o mudamos de área. Hoje ele é gerente-geral de uma unidade.

Em outra ocasião fui procurado por dois gerentes que queriam discutir o desligamento de ambos da empresa para fundarem uma firma em conjunto. Discutimos os números e possibilidades deles e, mesmo sabendo que poderiam se tornar concorrentes da Semco, decidimos apoiá-los. No fim decidiram não fazer a mudança e hoje são pessoas de alto escalão na empresa.

Se um montador de balanças quer ser analista de sistemas, nós o apoiamos nisto. Se uma secretária quer ser engenheira de vendas, financiamos boa parte dos estudos. O que nos interessa é que nossas pessoas se sintam livres e constantemente aprendendo e avançando.”

Neste caso a atitude da Empresa focada no desenvolvimento do colaborador contribuiu tanto para o crescimento da empresa quanto para o empregado. Tornando-os parceiros com comprometimento e obtendo satisfação de ambas as partes.

  • Premissa 3
  1. Apresentar o seu entendimento sobre a premissa

- Foco no interesse conciliado em vez de foco no interesse da empresa.

        Na Premissa 3 remete a idéia da importância do foco no processo, em que a conciliação de expectativas e interesses é continuamente construída. Onde as pessoas estejam de acordo junto com os interesses da empresa para uma satisfação mútua em uma relação dinâmica fora dos modelos tradicionais que não conseguem contemplar esse dinamismo, estabelecendo proposições conceituais e operacionais rígidas e burocráticas. Os modelos modernos buscam um equilíbrio nas relacões em que as diferenças individuais e grupais sejam respeitadas dentro de uma proposta de alavancagem mútua. Para que as pessoas se comprometam, pois o não-comprometimento das pessoas com as práticas remuneratória, de carreira, de movimentação, de desempenho etc. não as torna efetivas.

b) Articular a premissa com “A experiência prática da SEMCO”, exemplificando com fragmentos do texto de Semler.

No texto “A experiência prática da SEMCO” podemos encontrar exemplos que envolvem a premissa 3 . Na página 225. –

“A pergunta feita a cada um era basicamente a seguinte: “Quanto você precisa ganhar para viver confortavelmente, e sair de casa toda manhã com a sensação de que recebe um salário justo para o que faz?” Em muitos casos atribuímos salários maiores do que os determinados pela pessoa, por acharmos que ela mesma tinha sido modesta em suas pretensões, ou por sabermos, pelas pesquisas salariais, que havia desnível. Com exceção de meia dúzia de pessoas, todos determinaram salários compatíveis com nossas expectativas. A democracia assusta, mas é extremamente recompensadora.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com