Problemas contemporâneos
Por: ilomir160 • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 904 Palavras (4 Páginas) • 576 Visualizações
Questão 01: Analise as diferenças mais importantes entre os conceitos pobreza e desigualdade social.
Santos (2012), afirma que, enquanto a pobreza afeta de forma individual ou de um grupo de pessoas, como uma família a desigualdade social afeta todo um conjunto de pessoas de uma determinada sociedade.
A Autora também afirma que, com a pobreza é uma condição do indivíduo ou grupos que se encontram privados de meios adequados de subsistência. Já a desigualdade é uma propriedade de distribuição da riqueza, em uma dada população ou sociedade.
Santos e Arcoverde (2011), em sentido geral, ser pobre é não ter o atendimento das necessidades biológicas, é não ter condições mínimas de habitação, vestuário, etc. É o não acesso aos bens e serviços necessários à existência humana.
A desigualdade de uma sociedade também pode estar associada a manutenção de grupos da sociedade a condições de pobreza e pobreza absoluta. No Brasil, o histórico é que processos como a industrialização na Ditatura Vargas, os planos de Metas de Juscelino Kubitschek e o milagre econômico na Ditadura Militar não incorporam grande parte da população e esta ficou excluída do acesso a produtos e serviços e benefícios econômicos e sociais.
Questão 02: A intervenção do Estado na proteção dos indivíduos foi questionada na década dos noventa. Descreva o tipo de reformas que foram executadas e o tipo de consequências que existiram.
Os Estados de Bem-Estar social surgiram principalmente após a grande depressão de 1929 para uma maior intervenção do Estado na economia principalmente para a garantia de condições mínimas de igualdade e bem-estar.
Entretanto, manter essas condições tinha um custo para a sociedade. Para setores mais conservadores, esses Estados eram responsáveis pelo déficit nas contas públicas e a não promoção do crescimento econômico. Em diversos países nos anos 90, foram realizadas reformas com objetivo de diminuir o papel do Estado na proteção social e deslocando para a iniciativa privada o fornecimento de produtos e serviços como auxilio saúde, previdências complementares e mais diversos tipos de financiamentos.
De acordo com Fiori (1997), as reformas neoliberais adquiram várias formas e matrizes, mas alguns elementos estiveram presentes em todas elas: assim foi “remercantilização” da força de trabalho, a contenção ou a desmontagem de sindicatos, a desregulação dos mercados de trabalho e a privatização de muitos dos serviços sociais que estiveram previamente em mãos do Estado.
Questão 03: Explique o significado de descomodificação, dê um exemplo apontando quando a descomodificação se dá em um determinado regime.
O Estudo do Estado de bem-estar social é um tema de extrema relevância para sociedade e entender os diversos modelos adotados é um dos caminhos para uma sociedade mais igualitária.
Um dos grandes pesquisadores do tema é o professor e cientista social dinamarquês Esping- Andersen. Segundo ele, o capitalismo industrial teria transformado o trabalho assalariado em uma commodity, na medida em que a sobrevivência do trabalhador dependeria inteiramente dos ganhos obtidos por ele, com sua força de trabalho.
Santos (2012) afirma que a descomodificação se dá quando o indivíduo tem acesso aos bens e serviços de que necessita para sua sobrevivência, através do Estado, enquanto um “direito social”.
Este conceito demostra que o acesso de bens e serviços essenciais é um “direito social” e não deve ser percebido como um privilégio.
Os modelos de Estado de bem-estar social apresentam algumas características comuns: grau de participação do Estado nas despesas com proteção social, grau de abrangência de cobertura aos cidadãos e grau de proteção que o sistema oferece ao trabalhador.
...