Processos Administrativos - Desenhos Organizacionais
Por: Caiocpraca • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Pesquisa: Análise e descreva o que ocorre em uma empresa quando assume um novo desenho organizacional.
O desenho organizacional empregado nas grandes organizações é o resultado de um processo evolutivo que inicia com a organização como máquina até os aspectos mais sociais e técnicos mais sutis dos dias de hoje. Durante esse período de transição, várias idéias foram introduzidas, como a teoria da contingência segundo a qual as empresas mostram-se mais eficientes quando suas características são adequadas ao ambiente. A segunda era conseqüência da primeira: se duas unidades da mesma organização operar em ambientes diferentes, cada uma delas terá características diferentes. Ele define os orgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional. Assim define como a organização irá funcionar e como os seus recursos serão distribuídos e aplicados.
O retrato organizacional atende a quetro requisitos:
1. Estrutura básica: Divisão do trabalho e alocação dos recursos empresariais.
2. Mecanismo de operação: Indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio de normas e regulamentos internos.
3. Mecanismo de decisão: Corresponde à distribuição do poder e a hierarquia da autonomia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.
4. Mecanismo de coordenação: Define como a organização deve integrar e harmonizar suas diferentes partes em função do trabalho organizacional.
Qualquer desenho organizacional apresenta quatro características principais:
• Diferenciação: Uma técnica administrativa que se encontra relacionada com a divisão do trabalho organizacional.
• Formalização: Uma técnica administrativa que se fundamenta na determinação de “como”, “quando” e “por quem” cada tarefa deve ser efectuada,
• Centralização: Uma técnica organizacional que consiste na distribuição da autoridade , direito organizacional de exigir que uma tarefa seja executada, dentro da organização.
• Integração: Uma técnica organizacional relacionada com a diferenciação, isto é, a integração e coordenação das actividades entre as hierarquias.
O desenho organizacional é indicado para situações em que o empreendimento é muito grande e tecnicamente complexo, acabado em si mesmo, tal como ocorre nas indústrias de construção civil, de maquinaria pesada e de produtos de grande porte e em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Se a tecnologia é auto-suficiente e que não depende de outras atividades ou órgãos para o seu desempenho, então essa estrutura por projeto é a mais indicada.
O objetivo primordial deste desenho é o de encontrar coerência e compartibilidade entre os diferentes tipos de variáveis (objectivos de empresa, estratégias, tecnologias, tamanho da empresa, entre outros).
...