TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Decisórios

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Porque aperfeiçoar o processo: Para satisfação e fidelização dos clientes atuais e novos. Garantir a sustentabilidade do negócio.

Objetivos de melhoria: Eliminação de duplicidade, burocracia, avaliação do valor agregado (avaliar todo o processo), simplificação, tornando o processo a prova de erros, redução do tempo de ciclo, linguagem simples, modernização, parceria com fornecedores, padronização, automação, aperfeiçoamento do quadro geral.

Melhoria Contínua: melhoria incremental. Está fundamentada na filosofia de Kaizen, nela existe desafios, capacidade de identificar as causas dos problemas e implementar soluções. É o conjunto de atividades planejadas e  recorrentes, visando aumentar a satisfação do cliente. Permite que a cultura organizacional seja mantida. Não para nunca, acontece diariamente em seus processos.

Melhoria Radical: Mudança grande e drástica. Kaikaku. Mudança geral. Reengenharia: é feita para redirecionar todos os rumos da organização, mudança radical, mas não definitiva, para aperfeiçoar os recursos. Objetivos: reduzir custos, redirecionar a operação, melhorar a qualidade, aumentar as receitas. A aplicação só é feita quando necessário destruir o antigo e substituir pelo novo. Destrói e constrói de novo.

4 R’S: Recursos: Exige uma quantidade limitada de recursos, e o processo tem que continuar enquanto se aperfeiçoa; Um novo processo opera junto com o antigo.
Retorno: Avaliar com cuidado o retorno potencial para a organização.
Riscos: Quanto maior for a necessidade de mudança, maior risco de fracasso. Atividades inovadoras são as que dão mais retorno, mas estão propensas ao fracasso.
Recompensas: Recompensas para quem trabalhar no aperfeiçoamento do processo.

PDCA: Todo aperfeiçoamento de processo tem como ponto de partida o PDCA. PLAN (Planejar), DO (Executar), CHECK (verificar), ACTION (Correção).

APE: Não acontece por si só, tem que ser movido pela alta administração. A equipe executiva de aperfeiçoamento deve: estabelecer prioridades, designar os donos do processo e avaliar o desenvolvimento dos trabalhos e resultados, ao mesmo tempo é nomeado um defensor do APE, que realmente entenda sobre o assunto. Metodologia sistemática que auxilia a organização a fazer importantes avanços na maneira de operar seus processos. Concentra-se na eliminação do desperdício e burocracia. Objetivos: Assegurar que a organização disponha de um processo organizacional que elimine erros minimizem atrasos, maximizem o uso de recursos, sejam fáceis de usar, entre outros. 5 fases:
Organizar
 (montar a equipe de melhoria, define os objetivos, limites e escopo).
Entender (Analisa o processo através de ferramentas de apoio para identificar tarefas, medir eficiência, eficácia e flexibilidade).
Aperfeiçoar: Propõe e implanta as melhorias (eficiência, eficácia e adaptabilidade)
Medir e Controlar: Verificar se os aperfeiçoamentos atingiram os objetivos.
Aperfeiçoar Continuamente: Aprova o processo aperfeiçoado, audita-o periodicamente e realiza uma avaliação comparativa.

Método das 8 etapas:
1.
Montar a equipe de aperfeiçoamento: Sensibilizar a direção, conscientizar os colaboradores, definição do representante da direção, definição dos facilitadores, definição da equipe de aperfeiçoamento.
2. Identificar os processos do negócio:
 Como estão inter-relacionados os diversos processos organizacionais.

        3. Elaboração do fluxograma detalhado.
4. Analisar o processo atual
5. Elaborar o novo processo
6. Implantar o novo processo
7. Monitorar o novo processo
8. Melhoria Contínua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com