Processos Gerenciais
Por: Leviss • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 871 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE NEGÓCIOS – BH
TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS
PROCESSOS GERENCIAIS
RAQUEL FARIA NUNES
1299732098
MICHELLE JORDANE RAMOS
1111111111111
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
NOME DO TUTOR À DISTÂNCIA
BELO HORIZONTE, XX/XX/2013
ETAPA 1
De acordo com Chiavenato (2011, p138), Planejamento é “técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações”. Está relacionada ao futuro, a capacidade de prever possíveis cenários e traçar metas para alcançar novos mercados e sobreviver ao incerto.
O Ministério do Planejamento elabora a cada gestão o Plano Plurianual que visa o planejamento de todas as ações e o destino da verba pública. Um exemplo claro de como o planejamento vai muito mais além do que seu conceito. Trata-se de uma valiosa ferramenta de gestão. Segundo o Manual elaborado para orientar os Ministérios e Secretarias,
“O planejamento pode ser entendido como a escolha consciente de ações que aumentem as chances de obter no futuro algo desejado no presente. É uma atividade que orienta possibilidades, arranjos institucionais e políticos. Planejar é um processo, enquanto o plano é registro momentâneo deste processo e o planejador é seu facilitador. Quando um governo planeja, os propósitos devem ser claros e compatíveis com os princípios e diretrizes estabelecidos pela Constituição, emanada da soberania popular. Neste sentido, o planejamento público é diferente do privado, pois os resultados do segundo são medidos pelo lucro empresarial.” (BRASIL, 2011)
Corroborando com esta afirmativa, Salgado e Vendramini (2003) conceituam da seguinte forma:
“Planejar significa interpretar a missão organizacional aos estabelecer os objetivos da organização e dos meios necessários para a realização desses objetivos com o máximo de eficácia e eficiência. Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã. O Planejamento constitui hoje um componente essencial em qualquer tipo de organização ou atividade. O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível. Também pode estar voltado para a melhoria do comportamento a fim de assegurar a reação adequada a freqüentes mudanças em um ambiente mais dinâmico e incerto. Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventos que possam ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmente ocorrerem.”
No entanto, não basta apenas entender o conceito de Planejamento. É necessário ser um profissional que incorpore estes conceitos e se antecipe aos acontecimentos com atitudes pró-ativas e empreendedoras.
Ao ler os artigos de Roberto Shinyashiki e Paulo Roberto dos Santos (2013) pode-se inferir que, diante de um mundo de incertezas e em constante movimento, o profissional do futuro precisa se antecipar. Para se antecipar é preciso planejar. Traçar um plano e definir metas.
O primeiro passo é tomar gosto pelo aprendizado, pois sua formação é contínua e multifacetada. Segundo é estar conectado: com as tecnologias, com as pessoas e com as novas tendências, de preferência a nível mundial; o intercâmbio de culturas e novas ideias é o respiro para as empresas que caminham para uma possível estagnação, mas vêem no jovem administrador a oportunidade de modernizar e inovar. Terceiro é ser flexível, adepto a novas mudanças, empreender, sempre mantendo a mente inquieta e criativa.
...