Processos Gerenciais
Por: Edinei • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE TAQUARA
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
EDINEI ANTONIO SCHEIN – RA 447393
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E
MATEMÁTICA
TUTORA EaD BRUNA CRISTIANE DE SÁ
TAQUARA / RS
2013
SUMÁRIO
Introdução ..................................................................................................................03
Desenvolvimento .......................................................................................................04
2.1 – Sistema de Administração .....................................................................04
2.2 – Administração ........................................................................................04
Fundamentos da Organização ..................................................................................06
3.1 – Missão ...................................................................................................06
3.2 – Visão ......................................................................................................06
3.3 – Valores ...................................................................................................06
3.4 – Objetivos ................................................................................................06
Análise dos resultados ..............................................................................................07
Recomendações Finais .............................................................................................09
Referências ...............................................................................................................10
Apêndice I ..................................................................................................................11
Apêndice II .................................................................................................................12
1 - INTRODUÇÃO
O clima de uma empresa é o indicador do grau de satisfação de seus membros, no que se referem aos diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: política de gestão de pessoas; processo de comunicação; modelo de gestão organizacional (produção, finanças, relacionamento com o mercado e clientes) valorização profissional; missão e identificação com a empresa.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta objetiva e segura, que busca problemas reais na organização. Por meio dela os colaboradores, de todos os níveis da estrutura organizacional, dão seus pareceres sob a forma de opiniões, avaliações críticas e sugestões, participando ativamente do processo de diagnóstico e melhoria da organização em que trabalha.
Sendo assim, a análise, o diagnóstico e as sugestões proporcionados por este instrumento, são valiosos indicadores para a mudança daqueles aspectos organizacionais identificados como frágeis, manutenção e aprimoramento daqueles identificados como positivos e melhoria da qualidade de vida no trabalho, aumentando-se com isso a produtividade e o nível de satisfação dos colaboradores, com seu trabalho e com a organização propriamente dita, mediante a adoção de novas e mais eficientes políticas de gestão.
“Pesquisa do clima e cultura organizacional é conhecer o passado e compreender o presente para planejar o futuro.”
2 – DESENVOLVIMENTO
A empresa foi fundada em março 1980, por três amigos que tinham um projeto de criar uma gráfica de impressos. Atualmente a empresa é gerenciada pela família de um dos sócios e conta com 197 colaboradores distribuídos em dois turnos de trabalho. É especializada no desenvolvimento de caixas e embalagens diferenciadas com material de muita qualidade e elevada tecnologia de produção, a empresa consolidou-se entre as principais cartonagens da região, atendendo clientes de muita expressão no mercado.
Recentemente a empresa conquistou o selo FSC. Este selo é a certificação da matéria prima de origem florestal de maior reconhecimento mundial pelos consumidores. Seus conceitos são baseados na sustentabilidade ambiental e social das atividades envolvidas.
2.1 - Sistemas de Administração
A ação administrativa assume feições diferentes, dependendo das condições internas e externas da empresa. Em outros termos, a ação administrativa nunca é igual em todas as empresas, pois varia de acordo com inúmeras variáveis. Não existem normas específicas de administração válidas para todas as situações e ocasiões possíveis. Segundo Chiavenato citado por Likert (2011, p. 282) existem quatro sistemas administrativos: Autoritário-coercitivo; Autoritário-benevolente; Consultivo e Participativo.
2.2 - Administração
A empresa familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família durante pelo menos duas gerações. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família.
Ele divide incialmente as tarefas com seu cônjuge, posteriormente, envolvem os filhos nas atividades e operações da firma, muitas vezes de forma precoce, visando melhorar a situação e a condição social de sua família. Cria-se, desta forma, uma sociedade familiar que dera, ao longo dos anos, uma série de questões mais complexas que a simples administração da atividade comercial e industrial.
A empresa utiliza no desenho organizacional o modelo linear onde as decisões são tomadas pelos administradores da empresa, pois têm uma visão global da empresa.
A administração da empresa está divida da seguinte forma:
O filho mais velho e a mãe controlam a área administrativa, ou seja, (contas a pagar e receber, vendas, fiscal, faturamento e do departamento de pessoal).
O filho mais novo controla da área de compras e o pai a área produtiva.
3 - FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO
3.1 - Missão:
“Gerar resultados, dentro da ética e legalidade, para atender as expectativas dos clientes, fornecedores e comunidade. Propiciar trabalho, desenvolvendo nossos colaboradores, pessoal e profissionalmente.”
...