TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais Gestão da Produção Industrial

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

COMPRADOR

Mateus Mattos da Cruz, Rafael Caneppelle

Professor- Alexandre Pilger

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

 Processos Gerenciais

Gestão da Produção Industrial

20/12/2018

Resumo

        Este trabalho analisa o impacto do comprador no mercado de trabalho moderno citando comparações com o antigo comprador. Suas novas necessidades e caminhos a percorrer dentro das instituições.

                 Novos métodos de trabalho e formas de analisar, controlar e manter o patrimônio da empresa com um grande foco no lucro e economia. E sua ética no trabalho e suas novas qualificações necessárias para ser um profissional completo. Visto que desta forma poderá melhorar o processo de compras de forma significativa do inicio ao fim.

Palavras-chave

Comprador; Como se comporta a necessidade do mercado atual, interno e externo, Qualificações do comprador.

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho fala sobre uma necessidade do mercado atual, na parte interna das empresas e na parte externa do mercado atual nacional global e regional. No mercado atual não á espaço para o antigo comprador, aquele que tinha sua rotina, processos repetitivos onde o funcionário só fazia cotações e mais cotações, tendo uma função de pouco destaque na empresa.

As antigas empresas tinham uma visão do setor de compras como um setor de auxílio aos seus chefes, ou seja, um setor de apoio, reportando valores, compras realizadas e prazos. Mas nos dias atuais nem sempre a melhor compra é a que foi paga pelo menor preço.

COMPRADOR

1.1 Compradores no Mercado Moderno


      O profissional de compras que o mercado de trabalho necessita mudou. Segundo FÁBIO HOINASKI (05/2017) “Tradicionalmente o setor de Compras era visto como um departamento que tinha a finalidade de realizar processos operacionais e tarefas rotineiras”. Mas a necessidade do mercado atual fez com que esse profissional mude. Ele deve estar disposto a abrangi o mercado buscando formas criativas e inovações na sua forma de trabalhar para melhor interagir com seus fornecedores e sempre se mantendo atualizado e se adequando as mudanças constantes do mercado.

 
      Para Baily (2000:16) a “compra é vista pela organização bem-sucedida de hoje como uma atividade de importância estratégica considerável” o comprador tem que desenvolver sozinho ou juntamente ao seu grupo uma boa rede de relacionamento com os seus colegas e fornecedores. Um dos objetivos dessa relação com seus fornecedores é ter uma boa assistência e atendimento sempre buscando o melhor para a sua organização em curto ou longo prazo.                  

O objetivo do comprador moderno se direciona ao bom relacionamento para pode desenvolver contratos de longo prazo assim conseguindo bons valores e fixando os mesmos. Segundo Lima (2004:47) esses fatores determinantes estão “associados aos novos fundamentos e objetivos assumidos pelas organizações diante dos desafios do mundo contemporâneo (globalização, novas tecnologias, novas exigências por parte do consumidor, maior concorrência)” Isso exige do comprador uma boa capacidade de relacionamento interpessoal e negociação e conhecimentos variados. Luiza, Castro e Nunes (1999:770) afirmam que “A administração de materiais tem-se destacado como um ponto crítico, entre outros, na gestão das empresas” isso quer dizer que o profissional de compras tem que se manter atualizado sobre toda a teia ou cadeia de suprimentos e logística do negócio que sua organização trabalha. São característica essenciais a negociação para redução de custos, planejamento para ver a melhor forma de pagamento e controle dos produtos. É exigido dependendo do nível que o comprador está o conhecimento em outras áreas como “Economia, Finanças, logística e outras línguas.

1.2 O objetivo do setor de compras

         O objetivo do setor de compras é aplicar soluções a problemas que venham a aparecer tanto diretamente no seu setor ou como fora do seu setor (offboard) como a greve de caminhoneiros que tivemos no ano de 2018, quanto maior a concorrência do seu mercado de atuação maior é a dificuldade para encontrar novas soluções para eventuais problemas. De acordo com Mario Jofre, diretor de Compras da Vale (07/2017) “Acompanhar a execução dos serviços e dos materiais passa a ser também fundamental como forma de garantir a captura dos ganhos inicialmente negociados”. Para isso o setor de compras deve ser gerido por algum tipo de sistemas informatizado para controle de compras, custos, estoque e até mesmo de validade incluindo o patrimônio da empresa. Seguindo a mesma linha de pensamento de Mario Jofre (07/2017) “automatização de processos e controles é o caminho natural na busca por maior produtividade da equipe de compras e suprimentos e na garantia de utilização de processos transparentes e aderentes às melhores práticas de Compliance, evitando erros e ações indesejadas sob ponto de vista ético.“,para auxiliar no dia a dia do setor de compras deverá ser criado procedimentos diários ou semanais para identificar e priorizar o ganho, analisando a prioridade do negócio e sua categoria.

Esses procedimentos garantem um melhor ganho de tempo e até mesmo um ganho monetário, assim a organização pode se programar para comprar com segurança os seus produtos principais. Uma empresa com um setor de compras bem estruturado pode obter uma redução na compra direta de até 20% de desconto e garantido uma boa redução de tempo de entrega pois já estava programado tudo desde o início.

1.3 O reflexo no setor financeiro

No setor financeiro, o desempenho do setor de compras tem importância fundamental dentro das empresas. Como diz Harley Pinto (2013)” Cerca de 50% do valor referente à receita operacional das empresa são gastos através da área de Compras” Seguindo esta lógica o objetivo de executivos e da área em geral de compras é a de ajudar a empresa a elevar a seu ganho, aumentar o seu lucro e melhorar o nível de capital, aumentando desta forma o financeiro nas empresas de modo positivo, fazendo com que o Patrimônio seja relevante nas análises e com ganhos expressivos para seus sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com