Processos Gerenciais e Matemática
Por: julianeguterres • 24/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.527 Palavras (11 Páginas) • 182 Visualizações
UNIVERSAIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
b[pic 2]
PLANO DE NEGÓCIO
ALUNO
MICAEL DA SILVA DA SILVA - 8345780259
Uruguaiana
2015
[pic 3]
PLANO DE NEGÓCIOS
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
PROCESSOS GERENCIAIS
MATEMÁTICA
AUTORES:
PROFº. CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO
PROFª. RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para concluir o componente de Processos Gerenciais e Matemática no curso Tecnológico em Logística da Universidade Anhanguera – UNIDERP Uruguaiana.
Uruguaiana
2015
SUMÁRIO[pic 4]
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................04
2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL................................................................................05
2.1 ESTRUTURA MATRICIAL...............................................................................05
2.2 VANTAGENS........................................................................................................05
2.3 DESVANTAGENS................................................................................................05
2.4 ESTRUTURA MATRICIAL DO HIPERMERCADO HOTERDAN..............06
2.5 ALGUMAS MODIFICAÇÕES...........................................................................06
3 PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES.............................................................................................................................07
3.1 SISTEMA PARTICIPATIVO.............................................................................07
3.2 GESTÃO PARTICIPATIVA...............................................................................07
3.3 EMPOWERMENT...............................................................................................08
3.4 LIDERANÇA CENTRADA NAS PESSOAS (EMPLOUEECENTERED)....08
3.5 CONCLUSÃO PARCIAL....................................................................................08
4 PLANO DE CAPACITAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA O OPERACIONAL..............09
4.1 QUADRO DE PRODUTIVIDADE.....................................................................09
4.2 COMO AVALIAR ESSA PRODUTIVIDADE.........................................09 A 10
5 CONCLUSÃO......................................................................................................................11
REFERÊNCIAS......................................................................................................................12
1 - INTRODUÇÃO
Através de processo seletivo, pela empresa varejista HOTERDAN – HIPERMERCADO, eu firmei contrato de colaborador como Diretor Administrativo e Projetos, com a finalidade de desenvolver modelagem da estrutura, capacitação e ou/ desenvolvimento de competências gerenciais (níveis – operacional, médio e estratégico), a fim de planejar, reestruturar estratégica e organizacionalmente a empresa que vem sofrendo á quatro trimestres com a queda em suas vendas.
A empresa não basta existir para obter o sucesso. Necessita-se de muito estudo de mercado, planos de negócios, estratégias operacionais e vendas, entre muitos outros pontos a ser analisados. E um dos aspectos mais importante é que estes planos sejam cumpridos a risca, de forma idêntica ao plano que se estabelece. Seguindo as regras, normas e diretrizes, minimizamos ao máximo que estes objetivos se frustrem.
Em uma empresa que trabalha em sincronia com seus planos e metas pré-estabelecidos de forma regrada, vem a alcançar os seus objetivos traçados sem grandes dificuldades. Pois eles foram previamente previstos e a empresa conspira para que eles se concretizem.
Quando vamos construir uma casa, não decidimos da noite para o dia. Ela precisa ter uma planta da sua arquitetura, necessita de um plano financeiro para viabilizar recursos, precisa de pessoas qualificadas pra construí-las e que saibam como fazer o trabalho, precisa-se de um plano cronológico para estabelecer suas metas a fim de concretizar a sua obra. Uma empresa funciona do mesmo jeito. Toda a corporação precisa ter metas traçadas
Precisamos de um plano administrativo que reorganize esta empresa de maneira totalitária. Após estabelecermos estes planos, precisamos arranjar meios que ele se concretize para tornar-se viável. De que maneira? Essa empresa precisa de uma reforma de pessoal, mão de obra qualificada. Há a necessidade de reestrutura os departamentos. Estes departamentos precisam trabalhar em sintonia, pois no momento que um falhar os outros não darão continuidade ao trabalho no mesmo ritmo.
E para que estas modificações comecem precisamos colocar em prática algumas estratégias que demonstraremos mais adiante.
2 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
A empresa HOTERDAN – HIPEMERCADO está sofrendo uma queda em seus lucros á quatro trimestres, necessitando assim de uma estrutura que possibilite resultados significativos de curto e médio prazo.
Sendo assim traço meus projetos em uma estrutura matricial que trará resultados em menor tempo e de uma forme menos centralizada. A intenção é que a empresa aprenda a trabalhar em sincronia, harmônica e interindependente.
2.1 – ESTRUTURA MATRICIAL
É denominada matriz ou grade. Muito utilizada em situações na quais complexidade é o maior desafio. Uma estrutura mista em formato de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada e a por produto ou projeto é horizontalizada, com ambas se superpondo.
Na estrutura matricial o gerente de projetos ou de produtos coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa com pouca autoridade formal. Seu papel dentro da organização em matriz é de integração e coordenação das tarefas e deve assegurar os serviços e recursos fornecidos pelo pessoal de suporte, sobre os quais tem pouca ou nenhuma autoridade formal. O pessoal de suporte lotado nos departamentos funcionais presta consultoria, informações ou fornece recursos.
...