Processos aplicados à reciclagem de materiais sólidos para reaproveitamento de matéria prima, de maneira sustentável e econômica.
Por: 10051993 • 24/9/2016 • Artigo • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 539 Visualizações
Processos aplicados à reciclagem de materiais sólidos para reaproveitamento de matéria prima, de maneira sustentável e econômica.
Marco Antônio Peres[1]
Yuri de Godoy da Silva[2]
RESUMO
A reciclagem é um processo em que determinado tipo de matéria, mais conhecida como lixo, são reutilizados como matéria prima, para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, esses também possuem uma nova composição química, fator principal que difere o reaproveitamento do material reciclado, conceito a este muitas vezes confundido. Para produzir alumino reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para a fabricação do produto primário. Dessa forma é importante separar esse material, para que não seja encaminhado juntamente como sucata, que não é reciclável. Podemos fazer a nossa parte também, ajudando na coleta seletiva (Separação de resíduos recicláveis e não recicláveis). No Brasil quase 100% da totalidade das latinhas descartadas e garrafas PET são recicláveis. Entretanto, vidros, latas de aço, plástico dentre outras, são pouco considerado nesse processo reforçando as estatísticas que apontam que somente 11% de tudo o que se joga na lata de lixo no Brasil, é, de fato reciclado.
Palavras-chave: reciclagem em geral e coleta seletiva.
Introdução
Atualmente com o devido crescimento da população, vem trazendo consigo diversos problemas em decorrência ao acumulo de lixo nos aterros e nas ruas das cidades.
Diante desta Cláusula, empresas tem-se investido mais em tecnologia para poder obter um processo de fabricação mais viável, econômico e sustentável. Diante disso, o processo de reciclagem de materiais ferrosos e não ferrosos vem aquecendo a economia, uma vez que se pode reaproveitar em vez de gastar energia na extração de matéria prima, como por exemplo, a bauxita e o petróleo.
O presente trabalho teve como objetivo mostra em âmbito nacional e municipal, como é realizado a coleta de lixo e alguns setores de reciclagem, uma vez que um determinado material poderá ser reaproveitado diversas vezes e assim evitando a possível contaminação e o acúmulo no meio ambiente.
Materiais e Métodos
Para a elaboração desse artigo necessitamos de algumas ferramentas de busca para maior entendimento do assunto apresentado, para isso utilizemos a internet como sites de pesquisas, para conhecer os diversos tipos de reciclagem.
Resultados e discussões
Reciclagem de latas
As latas de alumínio é a matéria prima mais reciclada no Brasil. O processo de reciclagem, é basicamente o derretimento do alumínio, que é bem mais simples e menos trabalhoso que a produção. Temos muitas vantagens com isso, um dos principais é a diminuição de dejetos no aterros, uma fonte de renda para pessoas que não tem boa condição financeira, economia de energia elétrica. Mesmo nosso país ser recordista na reciclagem desse material a maioria da matéria reciclada vai para siderúrgicas, não retornam para a produção de novas latas, o Brasil acaba importando latas de outros países para as fabricas de refrigerante e outras bebidas.
O elevado índice de reciclagem que o nosso país apresenta não é por motivos de desenvolvimento sustentável ou porque é politicamente correto. É pelo fato da grande desigualdade social. Há muitas que tem baixa renda, acabam tendo a venda das latinhas como um complemento de sua renda mensal, segundo as declarações do presidente da ABAL Henio de Nicola (2007).
Reciclagem de metais
Atualmente estamos vivendo em um mundo onde devemos nos preocupar com o meio ambiente tendo em vista um menor custo de produção e reutilização de matérias hoje desperdiçados. Pensando nisso o uso da reciclagem de metais tem favorecido o ramo de fabricação de bens de consumo, como automóveis, eletrodomésticos, se tornando mais viável, já que a mineração e o descarte desses materiais provocam danos ambientais irreversíveis. Os metais em si são todos recicláveis. O Brasil é um exemplo de maior reciclador de alumínio, sendo que aproximadamente 98% das latas de alumínio, passam pelo processo de reciclagem. Os metais por sua vez podem ser reutilizados infinitas vezes, poupando assim a extração do minério conhecido como bauxita e economizando energia e tempo. Essa opção tem-se mostrado muito útil quando se pensa em economia e sustentabilidade.
Reciclagem de vidro
O vidro tem se tornado muito importante em nossa vida, ele é resultado de uma fusão de componentes inorgânicos a altas temperaturas que após um tempo se transforma em uma liga transformando-a em uma estrutura solida. O vidro em si não polui o meio ambiente, mas o seu acumulo em aterros tem se tornado um recorde já que não pode ser compactado como os outros materiais, por exemplo, o plástico. A melhor alternativa para diminuir o volume nos aterros é a sua reciclagem. O processo de reciclagem consiste na lavagem do material e em seguida é feita um processo de trituração, após isso é aquecido, podendo assim formar novos produtos de forma sustentável e ecologicamente correta. Para facilitar esse processo de reciclagem, devemos nos conscientizar e fazer a separação correta do lixo em nossa residência.
Reciclagem de lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes contem pequena quantidade de mercúrio que é uma substancia tóxica. Essas lâmpadas fluorescentes são descartadas normalmente em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água comprometendo o meio ambiente. Para minimizar o impacto ambiental, estudos desenvolveram um sistema que recupera os componentes presentes nas lâmpadas, reaproveitando boa parte da matéria-prima utilizada na fabricação. O processo de reciclagem é feito por meio de um sistema de vácuo associado a altas temperaturas, o equipamento separa o mercúrio do cobre, pó fosfórico, vidro e alumínio, possibilitando a reciclagem desses materiais pela indústria.
Reciclagem de embalagens
A reciclagem de embalagens é uma atividade industrial que consiste em processar uma matéria-prima transformando-a em outra matéria prima com maior valor agregado que posteriormente é usada como novo produto. As embalagens que utilizamos para confinar produtos precisam passar por um processo de reciclagem, esse processo depende do tipo de material característico de cada embalagem. Serão mostrados a seguir mecanismos de reciclagem de alguns tipos de embalagens:
Embalagens plásticas rígidas
As embalagens plásticas são convertidas em grânulos pela trituração, e reaproveitados na forma de placas de sinalização, tubulações de esgoto, fios de eletricidade, etc.
...