Produção Científica em Gestão do Conhecimento
Por: Elane Mendes • 28/6/2020 • Artigo • 8.345 Palavras (34 Páginas) • 147 Visualizações
Produção científica em Gestão do Conhecimento: uma avaliação do perfil das publicações brasileiras em congressos e encontros no período de 2003 a 2012.
Literature scientific in Knowledge Management: an evaluation of the profile of Brazilian publications in conferences and meetings in the period 2003-2012.
Elane Mendes Nunes de Alencar
Pós-Graduanda em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ
Edifício Almirante Gastão Motta, 2º andar, Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro – RJ
elanem@ig.com.br
RESUMO
O conhecimento adquire papel preponderante na sociedade atual e o seu gerenciamento pode representar um fator de diferenciação para as organizações diante da atual competitividade em escala global. O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a produção científica sobre o tema Gestão do Conhecimento em Anais de congressos e encontros brasileiros, para tanto, procurou-se discutir as principais características das publicações a fim de traçar o perfil daquela produção. A amostra foi composta por 150 artigos publicados nos Anais do ENEGEP no período de 2003 a 2012, e por meio de uma análise bibliométrica concluiu-se que, de maneira geral, a produção científica sobre o tema se apresenta de forma homogênea, levando a supor que não está sendo considerado para esta produção, a complexidade e a pluralidade de abordagens possíveis para o tema.
Palavras Chave: Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Bibliometria.
ABSTRACT
The knowledge acquired leading role in today's society and its management can be a differentiating factor for organizations in the face of current global competitiveness. This article was developed with the aim of evaluating the scientific literature on the topic of Knowledge Management in the Annals of conferences and meetings in Brazil, therefore, sought to discuss the main characteristics of the publications in order to trace the profile of that production. The sample consisted of 150 articles published in the Annals of ENEGEP the period 2003 to 2012, and through a bibliometric analysis concluded that, in general, the scientific literature on this topic is presented in a homogeneous way, it was assumed that is not being considered for this literature, the complexity and plurality of approaches to the subject.
Key Words: Knowledge, Knowledge Management, Bibliometric.
1 – INTRODUÇÃO
O conhecimento pode ser considerado o principal fator de produção da sociedade atual. Para Drucker (2002) o conhecimento irá relegar a mão de obra e o capital a um estágio inferior. A economia baseada em conhecimento fez surgir uma nova era, conhecida como Sociedade do Conhecimento, que terá como a sua principal commodity: o conhecimento (HOWIESON, 2003).
O aumento da competitividade entre as organizações em escala mundial e a consequente necessidade em utilizar o fator conhecimento na tentativa de se destacar no mercado, deve-se, segundo Davenport e Marchand (2004), a escalada do desenvolvimento tecnológico que fez a velocidade da informação e dos fluxos de informação evoluir para novos patamares.
A intangibilidade inerente ao conhecimento o torna algo de complexo gerenciamento e mensuração, porém devido a sua importância perante as organizações atualmente, diversas tentativas para o seu gerenciamento foram realizadas ao longo das últimas décadas. Tais tentativas permitiram o processo de evolução da Gestão do Conhecimento.
Segundo Prusak (2004) a principal dificuldade para os envolvidos no gerenciamento do conhecimento nas organizações, reside no fato de que o conhecimento encontra-se na mente das pessoas, e a opção pelo seu compartilhamento é uma escolha individual. Tornar o conhecimento explícito pode ser considerado o principal objetivo da Gestão do Conhecimento, desta forma, os envolvidos neste tipo de gerenciamento devem buscar, incessantemente, o compartilhamento do conhecimento individual visando alcançar os melhores desempenhos organizacionais.
Diante da importância proferida à Gestão do Conhecimento para as organizações, e sendo a produção científica um exemplo de compartilhamento de conhecimento, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: qual o perfil da produção científica brasileira, em pesquisas acadêmicas, sobre o tema Gestão do Conhecimento?
No intuito de contribuir em ampliar a discussão, o presente artigo tem por objetivo avaliar a produção científica sobre o tema Gestão do Conhecimento em Anais de congressos e encontros no período compreendido entre os anos de 2003 a 2012. A partir da identificação das publicações sobre o tema, procurou-se traçar o perfil das mesmas, para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliométrica em uma amostra de 150 artigos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP).
O estudo encontra-se organizado em outras quatro seções: a seção 2 apresenta o referencial teórico da pesquisa contendo a revisão da literatura sobre o tema Gestão do Conhecimento; a seção 3 trata dos procedimentos metodológicos empregados na pesquisa; a seção 4 aonde serão apresentadas as análises dos dados da pesquisa; e finalmente na seção 5 na qual serão realizadas as considerações finais, seguidas pelas referências bibliográficas.
2 – REFERENCIAL TEÓRICO
Com o intuito de dar sustentação teórica à pesquisa, nesta parte será apresentado um breve histórico sobre a formação do conhecimento, além de conceitos sobre a Gestão do Conhecimento (GC) bem como sua relação com a Tecnologia da Informação (TI) e finalmente serão demonstradas as principais práticas utilizadas para a sua execução.
2.1 – A formação do conhecimento
Segundo Davenport e Marchand (2004), antes da década de 1970 a informação mais importante para as empresas era a informação que podia ser programada e processada. A esta informação automatizada os autores denominaram de dados. Nas décadas seguintes, com o avanço da utilização de computadores, as empresas avançaram do processamento de dados para os sistemas de informação.
Davenport e Marchand (2004, p. 189) prosseguem afirmando que as pessoas e organizações “nem bem (...) haviam aprendido a lidar com dados e os gestores já começaram a buscar a gestão da informação. Subitamente, quando todos começavam a dominá-la, surgiu a gestão do conhecimento”.
...