Produções e operações
Por: edu21011995 • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
2 ETAPA 2
Passo 1
PLANEJAMENTO AGREGADO
Hoje contamos com diversas empresas produzindo produtos variados, tornando muito dificultoso um planejamento significativo da demanda por cada um dos itens produzidos. Por este motivo, a melhor maneira, é criar um sistema para que os produtos sejam de certa forma unificada, para que sejam definidas as demandas em uma única, considerando um todo. Esta operação é chamada de Demanda Agregada.
O planejamento agregado nos ajuda na adaptação da demanda agregada, obtendo o perfil num médio prazo, é sempre a questão a ser analisada antes de qualquer coisa para que seja feito o planejamento, representando através de um gráfico. Assim, nos mostra um caminho de baixo custo para empresa. Neste tempo, define-se uma estratégia onde os recursos que sejam necessários possam atender a demanda. Assim, o plano agregado consiste em uma forma de se evidenciar quais produtos serão produzidos e assim como o período de cada item. Este processo baseias se enter 6 a 12 meses na produção, considerando sempre o período semanal.
ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO
Uma boa maneira para se obter ótimos resultados é entrar com ofertas de recursos na própria demanda ou em ambas, tendo também uma estratégia mista, onde procura-se uma junção entre os caos analisando o menor custo, sem que possa deixar de atender a demanda .
ATUAÇÃO NA OFERTA DE RECURSOS
Geralmente, as empresas optam pelos recursos de admissão e demissão, visando a necessidade da mão de obra de acordo com a demanda, pois os custos tanto para um quanto para outro procedimento são altos para empresa. São utilizados também o recurso de horas extras, considerando a quantidade significativa de uma demanda produzida, e quando necessário, são feitas as subcontratações , que por algumas vezes por falta de pessoal, o custo acaba ficando maior ou menor dependendo de cada processo nas contratações. Isso faz com que a produção dos itens não fique parada, visando assim, o comprometimento da produção da demanda.
Para que a demanda tenha uma boa gestão, as empresas buscam estratégias para que o processo ocorra de forma positiva na sua atuação, entre eles;
Preço da venda; quando se há muita demanda e a produção não seja suficiente para atender, a estratégia para conseguir administrar este processo é um aumento no preço, assim, a procura será menor e não impactando nos produtos. Neste processo a demanda terá um rendimento baixo. Quando se há um bom recurso para a produção, o valor da venda cai e um novo aumento na demanda surge.
Promoção; Quando há um processo de produção muito alto, as empresas optam por realizarem promoções dos produtos, aumentando a demanda, assim, o processo alto de produção sempre será alocado.
Atraso na entrega; Neste caso, a empresa corre o grande risco de perder o cliente para a concorrência, pois com falta de recurso, muitas vezes atrasa uma entrega até o tempo de recolocação.
Podemos concluir que, alinhado o processo da demanda agregada, utilizam-se de várias formas e processos alternativos, sem deixar que a demanda seja parada por falta de algum recurso.
...