Prointer
Por: Silvasi Santos • 13/10/2015 • Monografia • 429 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
- Prontuário eletrônico: O prontuário eletrônico consiste em um registro eletrônico elaborado com especificidade para apoiar o usuário, oferecendo acesso prático à inúmeras informações de banco de dados, recursos de apoio à decisão, alertas e diversos outros recursos.
Além disso, o sistema é um meio físico onde fica gravado todo o histórico clínico do paciente.
Entre as principais vantagens do sistema de Prontuário Eletrônico, podem ser destacadas: otimização de recursos, rápido acesso aos problemas de saúde do paciente - tanto antigos como recentes - aprimoramento do processo de tomada de decisão, acesso ao conhecimento científico atualizado, melhor legibilidade dos dados, segurança e possibilidade de backup. Outro ponto discutido sobre o sistema é a sua funcionalidade.
O funcionamento do sistema ocorre da seguinte forma: primeiramente a informação individual de cada paciente é coletada e registrada no Prontuário Eletrônico Digital. Então este registro passa a ser compartilhado entre clínicas, laboratórios, hospitais, agências de seguro saúde e outras instituições médicas.
- Atividades com idosos: Com essa atividade, os idosos além de medir a glicemia e aferir a pressão, eles também podem receber atendimento médico e participar de palestras sobre os cuidados com a saúde, incluindo orientação sobre alimentação saudável e atividades físicas. A participação dos idosos nessas atividades ajuda a melhorar a qualidade de vida e é de extrema importância.
Esse trabalho poderá ser iniciado com visitas domiciliares onde será feito os cadastros de cada idoso para assim fazer o acompanhamento adequado e passar as orientações sobre os cuidados a serem tomados. Alguns casos poderão ser acompanhados pela equipe de saúde, como por exemplo, osteoporose, diabetes e outras doenças.
- Acompanhamento do desenvolvimento infantil: O principal objetivo do acompanhamento do desenvolvimento da criança é a proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura.
Esse trabalho se iniciará por meio de ações educativas e de acompanhamento integral da saúde da criança. Os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais, se a criança não for estimulada ou motivada no devido momento, ela não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento.
Afinal, o desenvolvimento infantil se dá à medida que a criança vai crescendo e vai se desenvolvendo de acordo com os meios onde vive e os estímulos deles recebido.
São exemplos de alguns problemas que precisam ser identificados:
- Atraso no desenvolvimento da fala;
- Alterações racionais;
- Tendência ao isolamento social;
- Dificuldade no aprendizado;
- Agressividade;
É de grande importância o diagnóstico e o acompanhamento do desenvolvimento da criança. Essa avaliação deverá levar em consideração as opiniões e informações dos pais e da escola sobre a criança.
...