Prointer
Por: ghilherme henrique • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.457 Palavras (18 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera Educacional
Disciplinas Norteadoras: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Curso Administração 1ª Série
Prof.: Tutora Gislayne Rocha
DESAFIO PROFISSIONAL
Nome | RA |
Rodrigo Maciel de Oliveira | 2858141556 |
Anhanguera Educacional
Sumário
1 – Introdução-----------------------------------------------------------------------------3
2 - 1° Passo- Quais os motivos de insucessos nas médias e pequenas empresas----4
3 - 2° Passo- Apresentando o Plano de Negócios para o Restaurante Smak-------12
4 - 3° Passo- Elaboração da Matriz SWOT para o restaurante Smak---------------15
5 - 4° Passo- Tabela de diagnóstico----------------------------------------------------16
6 - Considerações Finais----------------------------------------------------------------17
7 - Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------18
1-Introdução
Será abordado nesse trabalho o conteúdo da disciplina de empreendedorismo e comportamento organizacional, dividido em quatro passos.
O primeiro passo é através de uma pesquisa entender quais são as causas que levam médias e pequenas empresas a falência, os motivos pelas quais estas empresas muitas das vezes não sobrevivem ao seu primeiro ano.
No segundo passo iremos analisar o caso do restaurante Smak, que apesar de ter uma ótima culinária tradicional, um ambiente familiar e uma ótima localização em uma cidade turística, está passando por sérias dificuldades, beirando a falência, devido não haver um plano de negócios Neste segundo passo será explicado o que é um plano de negócios e como poderia ser desenvolvido um para o restaurante Smak.
No terceiro passo iremos identificar os problemas que o restaurante Smak vem enfrentando, através da matriz SWOT também conhecida como a matriz FOFA em português.
Já no quarto e ultimo passo iremos fazer um diagnóstico dos problemas que afetam os negócios do restaurante de acordo com a matriz SWOT e identificar as possíveis soluções.
O objetivo é desenvolver uma gestão de negócios mais profissionalizada para atrair mais clientes, proporcionando um crescimento favorável tanto para o restaurante quanto para os funcionários motivando-os a cada dia, pois quando a empresa cresce os colaboradores crescem junto.
2 – 1° Passo- Quais os motivos de insucessos nas médias e pequenas empresas.
Em geral o crescimento da economia nos países emergentes depende da criação de empresas, gerando trabalho e conseqüentemente renda para a população economicamente ativa por períodos longos de tempo, fazendo com que estes países possam produzir mais e melhor, melhorando sua colocação estratégica na economia mundial.
As pequenas e medias empresas, no Brasil, alcançam a cada ano uma maior participação na economia nacional, Ficando próximo dos 90% do total de empresas segundo o IBGE, se destacando como grandes geradores de emprego e renda, contribuindo assim, de forma crescente no aumento do PIB (produto interno bruto). Em pesquisa do SEBRAE (2004), 99% das empresas do país são medias e pequenas empresas, que representam quase 70% dos postos de trabalho e 20% do PIB.
Existe ainda uma situação que compromete um crescimento ainda maior no número de empresas, que são os altos índices de insucessos entre as médias e pequenas empresas. Segundo dados do SEBRAE, das empresas abertas, 31% não ultrapassam o primeiro ano de atividade e após 5 anos chega a 60%
Vários estudos já foram publicados sobre os motivos pelos quais as empresas não conseguem dar continuidade a suas operações e acabam por fechar as portas. A maioria desses estudos não só é inconclusiva, como também não consegue chegar a um denominador comum, ou seja, não temos uma causa definitiva e única para que medias e pequenas empresas fechem suas portas.
Parte do equívoco está no motivo da abertura da empresa. Muitos não empreendem porque enxergaram uma oportunidade, mas sim porque não têm alternativa: 23% dos empresários que iniciam um negócio afirmam que viraram empresários por necessidade, Pela pesquisa, 46% dos empreendedores afirmam ter iniciado o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes nem o número de consumidores que teriam. Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir a empresa e 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam. O levantamento constatou ainda que 55% dos donos de empresas não elaboraram um plano de negócios antes da abertura, documento que contempla todos os detalhes do empreendimento como aspectos financeiros, mão de obra necessária, estratégias de marketing, perfil do público-alvo, pontos fortes e fracos, riscos, oportunidades, em resumo, tudo o que o empreendedor tem de analisar para exercer sua atividade com mais segurança.
Vejamos: a maioria dos estudos indica a falta de capital de giro como causa, claro que nenhuma empresa funciona sem dinheiro, mas essa é uma conseqüência de outra causa. Poucos vão a fundo para descobrir a causa verdadeira. Muitos indagam que faltou dinheiro, mas por que faltou dinheiro? Faltou dinheiro porque faltou vender. E por que não conseguiu vender? Os clientes não vieram. Por que os clientes não vieram? Bem, agora sim, podemos vislumbrar algum motivo real.
Por que a empresa perdeu mercado? Qual foi a causa genuína? A entrada de um concorrente maior e mais forte é um dos motivos mais citados. Outros como fatores macroeconômicos, mudanças nas taxas de juros, variações cambiais, mudanças na legislação, alterações no comportamento do consumidor etc., têm em comum serem fatores externos à empresa. Esses não são os verdadeiros motivos, porque, se assim fosse, outras empresas do mesmo setor quebrariam na mesma época. Embora isso possa acontecer de vez em quando, como fenômeno econômico típico e até necessário para que um setor se estabilize e se consolide, não justifica o fracasso de UMA empresa. Não caia na armadilha de jogar a culpa em elementos fora do seu controle. Se você caiu onde outros, sob as mesmas ameaças, sobreviveram, existia mais alguma coisa errada na sua empresa.
...