Prointer I -Final - Empreendedorismo
Por: Junior Moratta • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.934 Palavras (8 Páginas) • 484 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – Relatório Final
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
UNIDERP
POLO FAC 4 DE CAMPINAS
PROINTER II
1º Semestre
Antonio Carlos Morata Junior – RA 2836304115
Gabriel Wilian Morata – RA 2837305802
Rauni Luiz Soares da Silva – RA 1693324735
TUTOR PRESENCIAL – Professor Florizel Pinto
TUTOR A DISTANCIA – Professor Euclides Soares
CAMPINAS / SP
2015
SUMÁRIO
1 – RESUMO.............………………………………………………………………….. 3
2 – INTRODUÇÃO....………………………………………………………………….. 3
3 – ENTREVISTA………………………….............................................................. 6
4 – PLANO DE NEGOCIOS………………………………………............................ 6
5 – REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA…………………………………………….... 6
INTRODUÇÃO
Os tipos de produtos predominantemente transportados por nossa empresa são commodities, como macro informática, telecomunicação e içamento, todos caracterizados como produtos de alto valor agregado. Portanto, para que estes produtos sejam competitivos é indispensável um sistema de transporte eficiente, pois o custo de transporte é uma parcela considerável do valor destes produtos. Dinâmica, versátil e moderna, fornece soluções integradas de transporte aos usuários do sistema, com desempenho diferenciado, adotando filosofia que privilegia os seus clientes em nível de atendimento, qualidade de serviços de transportes projetos que tem por objeto atender especificamente sua necessidade, buscando aperfeiçoar suas operações.
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Transportadora Transbel LTDA.
Endereço: Rua Wallace Barnes 45 – Distrito Industrial
Cidade: Campinas
Estado: SP
Ramo de Atividades: Transportadora Produtos e/ou serviços: Transportes dedicados, fracionados e serviços de remoção.
Data de Inicio das atividades: 06/1973
Entrevistado: Eduardo Ubiratan de Freitas Castro
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
R: Acredito que tenha sido o ambiente familiar no qual fui criado, meus pais sempre trabalharão por conta como autônomos desde que eu me conheço por gente, inclusive com muita pouca idade eu ajudava eles nos dias em que eu não estudava.
2) Existem outros empreendedores em sua família?
R: Existem sim, diria que uns 20% trabalham em negócios próprios ou como profissionais liberais em pequenos escritórios compartilhados.
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
R: Na realidade meu maior desejo veio com a vontade de ter as coisas de que gostava e que não possuía ainda, no início cheguei a trabalhar de empregado por um período de 2 anos salvo engano dos 14 até pouco mais dos 16 anos. Foi nessa idade que tive a oportunidade de começar a trabalhar de vendedor autônomo.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R: Na realidade não tive a formação completa como se espera, cheguei apenas ao 1º ano do 2º grau, acredito que eu seja mais nome que se fez sozinho.
5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
R: Eu acredito que poderia apontar mais de 100 motivos que impedem as pessoas de aceitar tal desafio, mas vou tentar elencar os principais que são:
- Medo de desconhecido.
- Dedicação total.
- Risco de se perder tudo de uma hora para a outra devido à circunstâncias externas tais como planos econômicos e ou alteração de mercados e suas mudanças constantes.
- Acredito que 95% das pessoas gostam de contar com a segurança e a estabilidade de um emprego corporativo ainda mais se for publico, conheço pessoas que vivem para prestar concursos públicos.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos
profissionais e pessoais?
R: Eu acredito que o melhor caminho é a pessoa se preparar para o desconhecido e ter a certeza de que nem tudo são flores, sempre haverá percalços pelo caminho. E a melhor forma de se conduzir por esse caminho é se conhecendo melhor sempre trabalhando os medos e as deficiências e pesquisando muito o mercado em que se deseja atuar.
7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
R: Sem pessoas não existem empresas, elas são parte fundamental e viva de todo e qualquer CNPJ que exista e a ética e a boa relação são fundamentais até mesmo para que as pessoas entendam os seus valores e limites, sempre sabendo que temos de respeitar os espaços dos outros que convivem conosco em nosso ambiente de trabalho afinal a palavra de ordem nos últimos anos é trabalho em grupo.
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
R: Comecei como vendedor autônomo e aos poucos e aprendendo com o mercado eu fui colocando mercadorias próprias que acabei fazendo como parte de um grupo que vendia produtos oftálmicos. Acho que em pouco mais de dois anos eu já vendia mercadorias por mim confeccionadas e o restante eu importava direto de outros países.
9) Como você avaliou esta oportunidade?
R: Foi extremamente difícil e desafiador inclusive eu que já nasci otimista cheguei a me questionar N vezes se eu estava realmente no caminho certo.
...