Prointer Resumo Final
Pesquisas Acadêmicas: Prointer Resumo Final. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelasampaioo • 26/4/2014 • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 673 Visualizações
Sumário
Sumário 2
Contextualização 5
Diagnóstico empresarial: 6
Viabilidade para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental 7
Conclusão 9
Bibliografia 10
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto ambiental voltado para a indústria gráfica, situada no Bairro do Boa Vista em São Gonçalo – RJ, visando a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços produtos e ambiente de trabalho, baseado na NBR ISSO 1400:2004 objetivando demonstrar o uso de ferramentas que possam contribuir para a viabilidade técnica e econômica do processo.
Razão para a escolha do nome: G de gráfica e 9 anos que o proprietário estava no ramo na época da abertura da Gráfica. Nome(s) e qualificação do(s) proprietário(s) Sandro Faria de Almeida (sócio proprietário) Fernanda Vieira de Almeida (Gerente Comercial).
Pontos fortes: primeira firma de publicidade e propaganda em São Gonçalo com clientes diversos tanto para revenda quanto cliente final
Pontos fracos: declínio da publicidade através de outdoor causando uma grande perda financeira.
Missão: Atender e superar as expectativas dos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de modernas tecnologias e elevada qualificação dos funcionários, atuando com responsabilidade social e ambiental e gerando valor para nossos clientes, parceiros, empregados, acionistas e para a sociedade.
Visão: Garantir a qualidade para um retorno seguro do capital investido assim como o crescimento de forma ordenada e responsável com a sociedade e o ambiente.
Objetivos: Expansão de vendas no estado e implantação de vendas online.
Valores: Respeito aos clientes, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, segurança e integridade.
2. Produto / Serviço: Banner, faixas, lonas, adesivos, letreiros de loja, busdoor e outdoor.
Tecnologia de produção? Maquinas de impressão digital de grande e pequeno porte, com boca de 3 metros, maquinas de soldagem de lona e banner.
Fonte de tecnologia: Serilon máquinas e equipamentos.
Matérias-primas necessárias à produção/prestação do serviço: Lonas, adesivos, solventes, cola, tintas, ilhoes madeira, quadros de ferro refletores luzes florescentes.
Infra-estrutura e instalações: Prédio próprio com três andares com 81 metros quadrados e maquinário completo - Localização: Boa Vista – São Gonçalo – RJ.
Contextualização
A Gráfica G9 situada em São Gonçalo foi escolhida para implantação de um sistema de gestão ambiental. O prédio fica localizado na Estrada Niterói Manilha com três andares divididos por: 1º andar: recepção, comercial, financeiro, cozinha e banheiro; 2º andar:
Sala de impressão, estoque e 2 banheiros e 3º andar: Produção e acabamento.
Foi realizado o levantamento das atividades e seus devidos aspectos e impactos ambientais de forma que entenda-se o que realmente acontece na gráfica.
A Gráfica possui na sua área externa um estacionamento para 5 carros de pequeno porte. Possui uma recepção com lâmpadas não florescentes o que já implica para o aumento do consumo de energia. Seguindo pela recepção, ao lado direito, localiza-se o quadro de energia, sem vestígio de má utilização.
Logo após a recepção fica situado a área comercial e financeira, que não possuem lâmpadas florescentes assim como a cozinha e banheiro do primeiro andar.
No segundo andar, na sala de impressão, há luzes florescentes e ar condicionado com exaustor devido ao forte cheiro de solvente e tinta e falta de ventilação (não há janelas laterais, pois o prédio é germinado a outros prédios).
No terceiro andar fica localizada a produção, a qual no verão recebe tanto calor que fica abafado causando desconforto e mal estar nos funcionários.
O bairro não recebe água encanada sendo necessária a compra de pipa d’agua a cada 15 dias.
Diagnóstico empresarial:
A preocupação que a sociedade vem demostrando com a qualidade do meio ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Acrescentando ainda a estas exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e normas, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto a sociedade.
Diante de tais exigências e da necessidade de redução de custos e adequação dos produtos e processos de produção às necessidades do mercado, as organizações, sobretudo as industriais são pressionadas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade dos produtos, viabilizem e suportem inovações tecnológicas, contribuam com o desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e, consequentemente, da lucratividade. Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) tem sido uma das alternativas utilizadas pelas empresas para alcançarem estes objetivos. O sistema com base na norma ISO14001 é um dos modelos de gestão ambiental mais adotado em todo o mundo.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver m Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para a empresa “X” (empresa fictícia), que atua no ramo de fabricação de pneus, tendo como objetivo principal a preocupação com o destino final dado ao produto no final de sua vida útil.
Viabilidade para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental
Ambiente
...