Prointer II - Relatório Parcial
Por: tiagosaampaio • 26/10/2017 • Relatório de pesquisa • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 296 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
POLO: CEAD – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ACADÊMICO: DIEGO JUNIOR FERNANDES – RA: 5383263388
TUTOR A DISTÂNCIA: DEISY FRANCIELLEN
PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL
CAMOCIM/CE
OUTUBRO DE 2017
ACADÊMICO: DIEGO JUNIOR FERNANDES – RA: 5383263388
TUTOR A DISTÂNCIA: DEISY FRANCIELLEN
PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
CAMOCIM/CE
OUTUBRO DE 2017
RESUMO
O mundo vive uma constante mudança desde a sua origem, faz parte da natureza da espécie humana buscar sempre aprimorar as coisas, por isso somos considerados racionais e conseguimos nos organizar em sociedade. No mercado financeiro a busca é sempre por métodos que proporcionem uma vantagem competitiva na venda dos produtos, dessa forma é preciso antes de tudo traçar um planejamento para descobrir qual a melhor forma de abordar o cliente e como conquistá-lo, dentro deste processo inclui-se a previsão de acontecimentos, bons ou ruins, oportunidades ou ameaças. Cada empresa deve buscar também ter um conhecimento elaborado sobre suas qualidades e deficiências, para existe o SWOT uma forma de planejar com base nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças pertinentes a empresa.
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL) 5
2.1 Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial 5
2.2 Análise SWOT 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERENCIAS 9
ANEXOS 10
- INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos em uma época de constate expansão populacional, o capitalismo nunca esteve tão em alta, vivemos na sociedade do consumismo, a busca por produtos é contínua, porém em todo esse processo temos como obstáculo o desafio de explorar as necessidades da população de forma correta para melhor atender, melhor vender e assim obter lucros e progresso na empresa.
Na sociedade do século XXI, os consumidores tornaram-se exigentes, os produtos devem apresentar constante inovação, para isto as empresas investem grande quantia de capital em pesquisas de mercado e elaboração de modelos. Estes e outros processos serão exposto neste trabalho, tomando como objeto de estudo a empresa Grendene, serão analisados também os aspectos internos e externos da mesma para elaborar um planejamento eficiente, baseado na realidade da empresa, identificar suas forças e fraquezas bem como as oportunidades e ameaças.
Iremos aprender sobre o SWOT, strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla FOFA, ao invés da tradicional e a sua importância dentro de uma empresa, assim como os benefícios que ele traz para o mercado, a sociedade e a população em geral.
- DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)]
A empresa escolhida como objeto de estudo deste trabalho chama-se Grendene, que por atuar desenvolvendo modelos e tendências no ramo de calçados nacional e internacional, é um excelente objeto de estudo para se realizar uma pesquisa de trabalho acadêmico. Com base nas pesquisas feita sobre a Grendene, conclui que seus gerenciadores atuam com profissionalismo, pois estão de forma constante na busca por um produto diferenciado que se sobressaia em relação aos concorrentes, o compromisso com logística e com o marketing de trabalho foram também fatores importantes para a escolha.
O segmento objeto da pesquisa consiste no ramo comercial que a empresa escolhida atua, no caso da Grendene, este é o ramo de calçados em geral.
- Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial
- Descrição da Empresa:
A empresa em estudo neste trabalho chama-se Grendene, a qual tem como tipo societário a Sociedade Anônima (SA), Sociedade Anônima é de empresas cujo capital é dividido em ações que são negociadas no mercado financeiro, a sua razão social é GRENDE SA e seu nome fantasia é apenas Grendene, o qual é como todos a conhecem, ela recebeu o nome devido o sobrenome de seus fundadores, Alexandre Grendene Bartelle e Pedro Grendene Bartelle, ambos formados em administração, dois bem-sucedidos empresários do mercado brasileiro e exterior onde também possuem investimentos em hotéis e cassinos.
A empresa Grendene possui pontos fortes em sua organização pois visa estar sempre atualizada com as tendências do mercado, e busca atender democraticamente a todos os clientes. As suas marcas possuem muita força no mercado, e empresa detém uma imensa capacidade de inovação, trabalha com um marketing agressivo e atua com um processo produtivo diferenciado, todo ano são investidos milhões em pesquisa e desenvolvimento além de estar sempre preocupada com a sua forma de logística em como os produtos serão divulgados no mercado, para isso trabalham com parcerias e contratos com celebridades e modelos que divulgam e se associam a marca, todas estas características citadas tornam a Grendene uma empresa diferenciada competitivamente. Além de produtos inovadores e de qualidade, a Grendene tem uma gestão profissionalizada, composta de pessoas talentosas pesquisando tendências, com capacidade de interpretar, traduzir, criar e lançar moda em nível global, produzindo e controlando custos e despesas. Tudo com o objetivo de maximizar o retorno do acionista de forma sustentável. Em sua organização são poucos os pontos fracos, porém se pode destacar a dificuldade de manter um controle rígido o tempo inteiro, isto deve-se ao fato de a empresa possuir um grande porte.
...