Projeto Cervejaria artesanal
Por: weisskeiser • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 9.519 Palavras (39 Páginas) • 773 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Visando o tema sustentabilidade, que está cada vez mais presente do cenário nacional e mundial, as organizações estão mais inseridas nessa causa. O presente trabalho busca aplicar os conceitos já aprendidos nas respectivas matérias do Curso de Administração, da instituição de ensino Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e buscar as melhores formas para a inserção de atividades que tem como objetivo a sustentabilidade.
São abordados conceitos sobre a sustentabilidade e seus tipos, impactos ambientais do atual sistema de consumo, processos de desenvolvimento de produtos sustentáveis, indicadores de sustentabilidade empresarial, descrição do produto, processo de produção, propostas sustentáveis para este produto, bem como toda a análise dos impactos que essas propostas têm sobre o ambiente, a economia e a sociedade.
Ao visar a melhoria na prática de sustentabilidade através da produção de cerveja artesanal, foram realizadas algumas pesquisas de produtores artesanais já existentes e escolhidos algumas práticas de melhoria em suas propostas. Dessa forma, foi necessário conhecer as atividades realizadas e todo processo envolvido para a produção da cerveja artesanal.
Para iniciar um projeto visando melhorias de sustentabilidade é fundamental compreender todo o processo envolvido, desde a aquisição da matéria prima, até o descarte final dos resíduos e todos os impactos causados.
No conceito acadêmico, para iniciar um projeto, é fundamental estar envolvido em todas as áreas, sendo necessário o conhecimento teórico para poder aplicar na prática. A seguir, os temas abordados serão utilizados para adquirir novos conhecimentos, através da importância de cada assunto para posteriormente pôr em prática.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Atualmente encontra-se diversas definições de sustentabilidade, em síntese sustentabilidade representa a harmonia das relações que travamos em todos os âmbitos da vida, seja político, social, econômico, cultural ou ambiental. A palavra sustentável vem da palavra do latim sustentare que pode ser interpretado tanto quanto sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar.
Para Manzini e Vezzoli (2005), o conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais do planeta e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras. Na visão de o autor mencionado acima ser sustentável verdadeiramente deve responder aos seguintes requisitos gerais:
a) Basear-se fundamentalmente em recursos renováveis (garantindo ao mesmo tempo a renovação);
b) Otimizar o emprego dos recursos não renováveis (como o ar, a água e o território);
c) Não acumular lixo que o ecossistema não seja capaz de fazer retornar às substâncias minerais originais e às suas concentrações originais);
d) Agir de modo com que cada indivíduo, e cada comunidade das sociedades ricas, permaneça nos limites de seu espaço ambiental e, que cada indivíduo das sociedades pobres possa usufruir do espaço ambiental ao qual tem direito.
Segundo Albuquerque (2009), os negócios estão se voltando cada vez mais para as questões ambientais. Na administração contemporânea, a dimensão da gestão ambiental está sendo considerada uma das principais chaves de solução dos graves problemas que afligem atualmente o mundo moderno.
Segundo Loures (2009), sustentabilidade é a nova e grande oportunidade de crescimento, de negócios e construção da nova economia. Para o autor é fundamental a aprendizagem dos 5 pilares da sustentabilidade que são:
a) Aprender a conhecer;
b) Aprender a fazer;
c) Aprender a conviver com o outro;
d) Aprender a aprender e ser.
Segundo Fialho (2008), o meio ambiente dá sinais a todo momento, advertindo da necessidade de implementar medidas ruma à preservação da vida da terra. A consciência ecológica torna-se algo impossível de ser ignorado. A humanidade começa a se conscientizar de que o desenvolvimento está diretamente comprometido com a preservação ambiental.
2.1 SUSTENTABILIDADE
Segundo Manzini e Vezzoli (2005), cada ação humana determina uma absorção, uma aquisição de recursos do ambiente. A preocupação com o desenvolvimento sustentável deixada de lado pelo desenvolvimento do capitalismo mundial chegou ao ponto máximo. Os prejuízos ao meio ambiente foram tão vultosos ao longo dos anos que seus efeitos retornam ao homem, alterando o ecossistema e prejudicando a vida humana. Até que essa mudança de atitude seja concretizada, as condições vitais ao homem permanecem ameaçadas.
Conforme Albuquerque (2009), os negócios estão se voltando cada vez mais para as questões ambientais. A sustentabilidade preocupa-se com questões ambientais, pois utiliza recursos naturais de forma que satisfaça as necessidades das gerações atuais e futuras. É através da sustentabilidade que o ser humano interage com o mundo, preservando o meio ambiente, também é através da sustentabilidade que as empresas trabalham com a visão de meio ambiente, de forma ética utilizando isso a seu benefício, visando o crescimento econômico da organização.
Segundo Loures (2009), o tema sustentabilidade é vital para todos nós. Impor excessivos maus-tratos ao meio ambiente, é difícil imaginar que isso nada tenha a ver com o que acontece nos cursos de administração de empresas. Para o bem ou para o mal, não são poucas as decisões afetando o meio ambiente que são tomadas por graduados desses cursos. O autor argumenta que sustentabilidade é, hoje, o novo nome do desenvolvimento, incluindo suas várias dimensões sendo:
a) Sustentabilidade econômica: Trata-se de empresas público e privado, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia;
b) Sustentabilidade social: Trata-se da melhoria da qualidade de vida da população, igualdade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização da população;
c) Sustentabilidade ambiental: Trata-se da conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, da
...