Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Publicas
Por: jocei • 12/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.916 Palavras (8 Páginas) • 434 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE SOROCABA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
APARECIDA CRISTINA ROSATTI TEOFILO- RA: 8526816629
TUTOR EAD Camila Buba Nahas
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Públicas (PROINTER IV)
SOROCABA/SP
2015
[pic 2]
APARECIDA CRISTINA ROSATTI TEOFILO- RA: 8526816629
PROINTER IV
RELATORIOS: PARCIAL E FINAL
SOROCABA/SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................1
RESUMO..............................................................................................................2
REATÓRIO PARCIAL..................................................................................3/4/5
RELATÓRIO FINAL........................................................................................6/7
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................9/10
1
INTRODUÇÃO
A temática utilizada como conteúdo deste prointer traz à tona todas as dimensões relevantes no contexto de aperfeiçoamento das políticas publicas em contribuição ao planejamento e desenvolvimento das políticas sociais.
No que se diz respeito ao desenvolvimento nacional por meio de políticas publicas, é questão de ordem uma reformulação nas leis, devido ao conhecimento critico de toda sociedade é possível que se encontre em comuns atos e ações legais para amenizar os disparates que ocorrem a nível social no Brasil sanando com a burocracia.
Mostrar as diversas iniciativas vindas do Governo Federal com finalidade de amenizar ou sanar os problemas faz com que a sociedade se coloque como fiscalizador das leis.
O Estafo é o mentor das ações determinantes para gerar crescimento econômico, estabilidade e o bem estar social, elevando assim a qualidade de vida da população.
2
RESUMO
O prointer reúne vários indicadores diferentes em varias dimensões, na perspectiva de apresentar a situação atual entre as ações e reações obtidas pelas Políticas Publicas, pela burocracia encontrada em tramites que garantem a seguridade social dos brasileiros e a má distribuição de financiamentos públicos. Cabendo ao mesmo demonstrar com clareza a importância da participação popular diante do processo de aprovação de recursos e fiscalização dos mesmos, sinalizando para desafios importantes a serem considerados como políticas publicas emergentes.
Alem de apresentar diferentes eixos de resultados na implementação de políticas publicas que promove a inclusão social com cidadania e garanta sem burocracia o direito dos cidadãos a desfrutar com saúde da Previdência Social.
3
Relatório Parcial:
Para efetivação deste Prointer é necessário o conhecimento prévio sobre os benefícios, diretos, finalidades, conceitos e obrigações relativos à Previdência Social, é de suma importância conhecer seu fundamento de acordo a Constituição Federal de 1988, Art.201 que determina que:
“A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória observada critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial”.
Devido à desigualdade social vivenciada no Brasil cabe referendar neste projeto melhorias e estratégias de gênero político social, para com isso desburocratizar itens irrelevantes que atrasam o julgamento de processos junto a Previdência Social Brasileira. Os tramites junto à previdência social giram em torno de muita burocracia podendo ser associada à lentidão. Desburocratizar nas empresas publica deve-se iniciar em meio ao funcionalismo, fazendo que o mesmo tenha conhecimento amplo de suas funções e atribuições, pois à ausência dos mesmos acarreta a má utilização burocrática. Atualmente buscam-se novas formas de colocar em pratica a burocracia, adaptando-se as transformações sociais.
A pós-burocracia é o sentido correto de superação das disfunções burocráticas na sociedade burocrática, mas, no entanto é utópica. O ideal de liquidação de burocracia é o ideal de uma burocracia articulada com racionalidade substantiva de forma funcional, o que no contexto funcional, o que no contexto da governança democrática significa inserção. Uma vez que a pós-burocrácia é um contexto utópico, e que os ideais Weberianos são inadequados para o contexto atual das organizações, começa a emergir o conceito de Burocracia Light. (Martin, 2005).
A política publica visa à aglutinação de interesses com objetivos comuns, tendo que ser planejada junto à população para chegarem numa mesma meta social.
Envelhecer faz parte do cotidiano humano e com essa certeza temos que desenvolver em conjunto políticas publica facilitadoras para que se tenha neste contexto ajustes que facilitem o amparo legal para todos garantindo melhorias na condição de vida dos idosos e aposentados brasileiros, por meio de:
- Autonomia, buscando ser viável e sustentável;
- Direito social (garantir o mínimo de dignidade perante a sociedade, garantindo o bem estar social e econômico);
- Direitos políticos e civis, tais como o direito a uma vida saudável;
4
- Elaboração de um plano para contribuição rural que garanta que a entidade Social não eleve os gastos previdenciários;
- Distribuição de renda que abranja as necessidades apontadas garantindo que se tenha segurança e subsistência;
- Garantir reposição monetária efetiva de acordo com os trabalhadores da ativa;
- Rendimento que satisfaça a necessidade básica da família e do trabalhador;
- Menor burocracia na concessão de aposentadoria para o trabalhador que comprove contribuição efetiva;
- Pagamento imediato de pensões aos familiares em situação de risco,
- Elaboração e definição de Projetos que garantam a inclusão de trabalhadores que estejam em precárias situações de trabalho e excluídos da previdência;
Entende-se que para total harmonia no sistema Previdenciário Brasileiro há em suma a necessidade de se ampliar a cobertura, mas também é necessário que se amplie a política social explicitando seus custos e garantindo que todos recebam integralmente por seu beneficio.
...