DISCIPLINA PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICAS (PROINTER III)
Por: danielgruvinelo • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.561 Palavras (11 Páginas) • 750 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICAS (PROINTER III)
TURMA 3º SEMESTRE
ADILSON GONÇALVES - RA 9607501542
ANDRÉ FEIPE - RA 9390335442
BENEDITO DA CONCEIÇÃO - RA 2742598227
DANIEL ROCHA GRUVINELO DOS SANTOS - RA 9582410177
DENIEBER GRUVINELI ROCHA DOS SANTOS – RA 9574410195
JORGE LUIZ BARROS SCARPARO – RA 890342575
TEMA: IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LUCAS DO RIO VERDE.
TUTOR (A) PRESENCIAL: MAGDA CRISTINA DA SILVA MAEZUKA
TUTOR (A) DISTÂNCIA: HUGO DAVID SANTANA, MÔNICA SATOLANI
CUIABÁ / MT
2015
ADILSON GONÇALVES - RA 9607501542[pic 3]
ANDRÉ FEIPE - RA 9390335442
BENEDITO DA CONCEIÇÃO - RA 2742598227
DANIEL ROCHA GRUVINELO DOS SANTOS - RA 9582410177
DENIEBER GRUVINELO ROCHA DOS SANTOS – RA 9574410195
JORGE LUIZ BARROS SCARPARO – RA 890342575
TEMA: IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LUCAS DO RIO VERDE.
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Administração Pública e Contabilidade Básica, no Curso de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera UNIDERP, sob a orientação do Professor (a)-Tutor (a) a presencial : Magda Cristina da Silva Maezuka.
CUIABA/MT
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
TEMA 05
SITUAÇÃO-PROBLEMA 05
OBJETIVOS 06
JUSTIFICATIVA 06
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
PAPEL DA OUVIDORIA MUNICIPAL DE SAÚDE 08
RESULTADOS ESPERADOS 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico buscou observar e acompanhar o projeto de implantação e o funcionamento da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde- MT. Este estudo baseou-se em um referencial teórico sobre Ouvidoria e como a gestão de marketing pode estar inserido nesse contexto. Ao observar a atual situação do SUS (Sistema Único de Saúde), verifica-se a necessidade de humanização nos diversos setores da organização, de forma que o cidadão tenha um canal de comunicação para que possa expressar suas necessidades, insatisfação e satisfação com o serviço.
As informações obtidas foram analisadas com base em três questões: (1) natureza das informações obtidas; (2) discussão sobre subsídios para qualificar o funcionamento da ouvidoria como ferramenta de gestão; (3) proposição de ações para o aprimoramento da gestão democrática no campo da saúde pública.
O objetivo deste estudo é analisar o papel da ouvidoria e sua contribuição para a gestão da saúde pública, segundo usuários de sistema de Saúde e de conselheiros municipais de saúde. A gestão poderá utilizar este canal como ferramenta para analisar as melhorias que poderão ser adotadas para um atendimento humanizado dos cidadãos que usam os serviços de saúde oferecidos pelo município. Portanto fica cada vez mais evidente que o SUS necessita ser fortalecido para que possa atender o usuário. Sabendo que cada população necessita de uma atenção diferenciada, exigindo que as ações sejam voltadas para atender as suas particularidades.
Em virtude da necessidade de agilizar o trâmite das reclamações, denúncias e também das sugestões, foi sugerido a implantação de uma única e específica ouvidoria que cuidará apenas das necessidades da secretaria de saúde do município. É de grande relevância a necessidade de pactuar informações, para que possa compartilhar as demandas, buscando cada vez mais a unificação e padronização das informações prestadas.
TEMA: Implantação De Ouvidoria Pública De Saúde Do Município De Lucas Do Rio Verde.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Esta pesquisa tem importante relevância social, pois com os conhecimentos obtidos pode–se aprimorar os serviços de atendimento ao público e permitir que o cidadão participe da administração. Os resultados obtidos podem gerar qualidade e satisfação dos clientes internos e externos e dos Ouvidores. Hoje em dia pode-se observar que as pessoas estão expressando de forma mais clara as suas satisfações e insatisfações com consciência de seus direitos e deveres, havendo uma via de mão dupla das informações obtidas entre o cidadão e a gestão pública, no sentido de promover as mudanças necessárias para o bem-estar de ambas as partes.
A secretaria municipal de saúde de Lucas do Rio Verde localizada na Av. América do Sul, nº 2.500 S, conta hoje com 381 funcionários na área da saúde com a missão de desenvolver ações de promoção, educação, prevenção, cuidados e recuperação, da saúde da comunidade, garantindo os princípios legais do Sistema Único de Saúde.
Segundo SOUZA et al (2007), o SUS tem o papel de cuidar da saúde, isso não quer dizer que tem só o dever de tratar de doentes e realizar procedimentos cirúrgicos, mas sim abranger a saúde como um todo, ou seja, atender desde a atenção básica, atuando na prevenção dos fatores de riscos, incluindo os de origens sociais, a atendimentos hospitalares.
O envolvimento da alta-administração é de grande importância para atribuir credibilidade as ouvidorias, pois desse modo pode-se trabalhar de forma precisa a conscientização inicial dos servidores e profissionais de saúde, para que os mesmos possam entender o papel da Ouvidoria podendo prestar um serviço de qualidade aos usuários do SUS.
OBJETIVOS
Para responder ao problema de pesquisa apresentado no tópico anterior foram definidos os objetivos geral e específicos, descritos abaixo.
Objetivo Geral: Identificar a contribuição que o serviço de Ouvidoria oferece para a gestão da saúde pública da cidade do Recife, avaliando sua relação com os demais setores da organização, a comunicação existente entre os usuários e a gestão, e utilização do marketing na organização. De forma que a gestão pública possa vir a utilizar este projeto, com o objetivo de agregar valores a organização.
...