Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública -Prointer
Por: ivan1967 • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.773 Palavras (8 Páginas) • 566 Visualizações
[pic 1]
DESAFIO PROFISSIONAL
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em
Gestão Pública -Prointer _ III_2015_1
RELATÓRIO: PARCIAL
Polo Piracicaba/SP
Coordenação – Cursos Superiores de Tecnologia EaD
Tutor ead PROF.ª MS. THAMARA STRELEC
Tutor presencial:adriana calixto
Nomes dos Acadêmicos e RA:
Nome –Camila Belem Paulino RA:8949200113
Nome – Edna Belem RA:8558907807
Nome – Murilo Antonio Belem Paulino RA:8949194891
Nome – Vanderlei Braz Belem RA:9612511883
PIRACICABA/SP
26/04/2015
1 INTRODUÇÃO
A sociedade moderna é marcada pela presença de instituições que buscam atender às demandas, às necessidades e aos interesses individuais e coletivos. As instituições privadas e públicas atuam nas mais diversas esferas – econômica, política, cultural, social, entre outras –, sendo úteis e necessárias à vida em sociedade. A complexa função estatal de coordenar as ações para a realização de direitos dos cidadãos tem como instrumento principal as políticas públicas, e estas, por sua vez, são viabilizadas pelas instituições públicas e por entidades da administração pública indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como demais órgãos e entidades dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios).
Nesse contexto, a pesquisa empreendida foi direcionada às instituições públicas do município de SÃO PEDRO-SP, tendo em vista a relação de prestação de serviços públicos por parte destas instituições à sociedade local. Considerando-se que este estudo delimita-se ao âmbito municipal, torna-se importante considerar a descentralização das políticas públicas dos âmbitos federal e estadual para o municipal, impulsionados pela Constituição Federal de 1988, que levou a um processo de profundas mudanças nas instituições de governo local, bem como no debate sobre o papel e a gestão das cidades. Os municípios hoje enfrentam o desafio de assumir políticas que ficavam a cargo da União, tanto para garantir condições mínimas de bem-estar social às suas populações como para promover o desenvolvimento econômico com base em ações de âmbito local.
Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo analisar a atuação das instituições públicas no município , a partir da percepção da população local, e compará-la aos dados divulgados por órgãos oficiais. Para tal, buscou-se:
- caracterizar as instituições públicas com base nos dados fornecidos pelo governo e pelos órgãos oficiais;
- ii) compreender a atuação das instituições públicas por meio da percepção da população local;
- verificar a relação entre os fatores condicionantes presentes no componente institucional do zoneamento ecológico econômico e a percepção da população;
- investigar o nível de participação da sociedade civil no cenário institucional público do município pela visão da própria população.
2 REVISÃO DE LITERATURA
A administração pública é a atividade concreta e imediata que o Estado realiza para garantir os interesses coletivos, é todo o sistema de governo, o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam como se distribui e se exerce a autoridade política e como se atendem os interesses Públicos.
A administração pública brasileira se endossa num conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas, aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado, sendo composta pela administração direta e pela administração indireta. considera que esta última é integrada pelos órgãos dos poderes central, federal, estadual ou municipal (por exemplo, ministérios e secretarias). Já a administração indireta é composta por entidades com personalidade jurídica própria, criadas para desenvolver atividades e ações de governo, por relação de vinculação e cooperação (são exemplos as autarquias, as fundações, as empresas públicas e sociedades de economia mista e os demais órgãos e entidades dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios).
Entende a administração pública como “a estrutura do Poder Executivo que tem a missão de coordenar e implementar as políticas públicas.” Estas, por sua vez, tratam “do conteúdo concreto e do conteúdo simbólico de decisões políticas e do processo de construção e atuação dessas decisões servindo como diretriz para enfrentar um problema público. No que tange à formulação de políticas públicas, processo pelo qual os governos traduzem seus propósitos em programas e ações, que produzirão resultados ou as mudanças desejadas no mundo real, o autor expõe a abordagem estadista e a abordagem multicêntrica.
3 PROCESSO METODOLÓGICO DE PESQUISA
Quanto aos fins, a pesquisa pode ser classificada como descritiva, pois tem como objetivo primordial levantar as opiniões de uma população. Quanto aos meios, trata-se de um levantamento, com interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. O delineamento se deu por pesquisa bibliográfica e documental para obtenção dos dados secundários. Os dados primários qualitativos foram levantados a partir de um survey atitudinal. A coleta de dados foi feita por intermédio de entrevista pessoal estruturada, o que possibilitou dirimir dúvidas e garantiu um índice elevado de respostas.
A pesquisa tem um universo finito, composto pelos 55.430 habitantes , residentes no perímetro urbano , conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).1 O cálculo da amostra foi feito em duas etapas, primeiro definindo a amostra da cidade e posteriormente a distribuição desta amostra por conglomerados. Na sequência, foi realizada uma amostragem sistemática das residências para aplicação das entrevistas de opinião pública.
Utilizando-se o nível de confiança de 95% e a mesma proporção para p (50%) e q (50%), uma vez que não se tinha uma percepção anterior e não se queria arbitrar nenhum valor, optou-se assim por utilizar o maior valor possível, maximizando o valor da amostra, o erro máximo de 4% e a população urbana de 55.430 habitantes, determinou-se que deveriam ser entrevistadas 594 pessoas. Assim, para fins de arredondamento, foram aplicados seiscentos questionários em todos os bairros.
...