Psicologia na sustentabilidade
Por: daianebonelli • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Motivação no ambiente organizacional
A motivação como instrumento de desenvolvimento nas empresas, só será compreendida quando os líderes, gestores e administradores dedicarem verdadeiramente seu tempo para refletir, planejar e diagnosticar os aspectos a serem melhorados, como por exemplo, realizar pesquisas para entender as necessidades dos colaboradores, não apenas em relação ao trabalho em si, mas, principalmente, no que diz respeito às atividades pessoais e aos interesses de crescimento profissional, respeitando a individualidade das pessoas.
Para viver em sociedade o homem precisa de outras pessoas constituindo um conjunto de necessidades e o homem esta sempre insatisfeito, e quando o grupo planeja e traça metas para atingir a evolução, seja própria ou da empresa, mais motivadas ficão as pessoas que integram esse grupo. A tendencia da motivação é despertar mais motivação.
Existe a motivação integrada e a motivação instrumental;
A motivação instrumental tem caracteristicas psicológicas nas pessoas que concretizam suas finalidades com o objetivo de melhorar sua posição social relacionados ao intresse pessoal e profissional e a motivação integrada e aquela com particularidades psicológicas em pessoas onde o proposito se da pelo proprio interessel, buscam se identificar com aquilo que executam.
“Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982, p. 414)
Toda mudança passa por um período de resistência até ser aceito e absorvido e para gerar a motivação dentro das organizações é preciso,muitas vezes, reconstruir o comportamento humano dentro do ambiente da empresa, identificando o desempenho avaliando as melhorias e com isso reconhecendo o trabalho dos participantes com programas de benefícios pelo alcance de metas. Essas mudanças acontecem com mais facilidade com a contratação de novos profissionais que serão participantes dessa nova mudança, criando o comprometimento do funcionário junto a empresa, que se tornarão mais produtivos se estiverem motivados, pois mercado esta se tornando cada vez mais competitivo.
A administração científica de Taylor passa a defender o uso de formas de controle sobre os subordinados e, no ambiente que antes era da punição, surgiu uma nova crença de que o dinheiro seria a principal forma de incentivar o trabalhador a produzir. Se a preocupação de antes era descobrir o que se deveria promover para motivar as pessoas, nos dias contemporâneos o discurso organizacional sobre motivação caminha para o vértice do prazer na execução das tarefas, excluindo a suposição de que o trabalho seja algo desagradável, retira-se do trabalhador ou mau ou o bom desempenho e eficiência e coloca-se a responsabilidade ao supervisor. (CASADO, 2002, p.249-250).
Bibliografia
https://books.google.com.br/books/about/Motivação_nas_Organizações 30/08/2016
...