Quais são as categorias de novos produtos?
Por: assisfe1809 • 4/12/2018 • Trabalho acadêmico • 949 Palavras (4 Páginas) • 297 Visualizações
Quais são as categorias de novos produtos? Descreva cada uma delas.
No marketing, além de classificarmos os produtos os quais a empresa trabalha, também existe uma classificação para os novos produtos a serem lançados.
Produtos Novos para o Mundo
Estes são os produtos-invenções, aqueles que não existiam anteriormente ao processo de pesquisa e desenvolvimento. Historicamente incluem produtos como: televisores, computadores ou impressores a laser. Em diversos casos são revolucionários e podem mudar o modo como as pessoas vivem e trabalham.
Novas categorias da Marca
Estes são produtos novos para a empresa em questão, mas não novas invenções. Incluem como exemplo o primeiro shampoo da Procter & Gamble, ou a linha de produtos de peru da Sadia.
Adições à Linha de Produtos
Estes produtos são definidos como extensões de linha de produtos já trabalhadas, como por exemplo: o sabão Omo Máquina, a Kaiser Light ou o Gol 4 portas.
Melhoria em Produtos
"São produtos novos no sentido que representam versões alteradas de produtos já existentes". Alguns exemplos podem ser: Carros com GPS, ou mesmo shampoos 2 em 1.
Reposicionamento
Produtos reposicionados são aqueles que passam a ser vendidos em novos mercados, ou ainda novos usos em um mesmo mercado. Como exemplo o uso do bicarbonato de sódio como desodorizador de geladeiras, e também o desenvolvimento de lâminas de barbear Gillete Sensor também para mulheres, e não só homens.
Processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
Novos produtos são uma das chaves para o crescimento e sucesso de uma empresa".
No entanto, não há como garantir que todo novo produto lançado por uma empresa será bem-sucedido, mas existe um processo bastante estruturado e já testado, que aumenta as chances de sucesso.
Agora serão apresentadas as características de cada uma das etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos.
Geração de Ideias
O processo de criação de novos produtos começa sempre em uma nova ideia. De acordo com estimativas, uma empresa precisa de cerca de 60 ou 70 ideias para encontrar um novo produto que seja viável.
Quais são os fatores que influenciam no processo de adoção, por parte do consumidor, de um novo produto?
Um desafio que as empresas enfrentam ao lançar novos produtos pode ser visto na figura abaixo que mostra o ciclo de adoção de novos produtos pelo consumidor. Os gestores precisam tomar ciência que não existe uma relação direta entre o lançamento do novo produto, a percepção de valor pelos clientes e a decolagem das vendas. Pessoas de perfis diferentes assumem comportamentos diferentes em relação à compra de produtos inovadores. Alguns consumidores adoram novidades e querem ser os primeiros a adotar o lançamento, outros mais receosos esperam que o produto seja utilizado pela grande maioria das pessoas antes de decidir pela compra e alguns mais céticos só adotam em último caso
Os entusiastas, ou inovadores, representam os primeiros 2,5% dos consumidores na curvano formato sino da figura, são os primeiros a assumir o risco de compra de novos produtos, com utilidade e/ou qualidade ainda não comprovados. Este grupo exerce grande influência sobre os demais consumidores.
O segundo grupo é dos visionários, que também são adotantes iniciais representando 13,5% dos consumidores. Eles têm os inovadores como referência e buscam utilizar a inovação como fonte de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Os pragmáticos, ou maioria inicial, é o grupo de pessoas que representa 34% dos consumidores, adotam a inovação somente após verificarem que tal produto tem um histórico de sucesso. Eles compram a tecnologia pela capacidade que ela tem de viabilizar negócios.
Os conservadores, ou maioria tardia, representam outros 34% dos consumidores, que não veem vantagens em adotar, principalmente considerando o retorno sobre o investimento. Estes valorizam a funcionalidade e a praticidade do produto e são sensíveis ao preço.
...