PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO
Por: victoriapaiva • 27/11/2019 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
ADRIANA BATISTA DA SILVA
PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO - RESUMO Unid. 4
Manaus 2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
ADRIANA BATISTA DA SILVA
PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO - RESUMO Unid. 4
[pic 1]
Manaus 2019
RESUMO
Para ser feita a estocagem de um material ou aramzenagem do mesmo, sua combinação das características de peso, medida e forma, estende-se em cada um dos conjuntos em que ela se movimenta especificando os valores e quantidade.
A gestão de materiais por categoria de produto é um processo que une amabas as partes do negócio como: fabricantes, distribuidores, fornecedores, canais distribuidores, etc. Para gerenciar, planejar e organizar os produtos como estratégia de negócio.
O controle de estoque pode exercer grande significado na rentabilidade no estouqe da empresa, dessa forma pode-se evitar: custos mais altos de manutenção de estoque, falta de tempo na resposta ao mercado, risco do inventário tornar-se obsoleto.
O importante e necsário em uma organização é mostrar e oferecer ao cliente com seu produto, a satisfação. Se o produto e o serviço forem de confiança e o nível de estocagem for bom, garantirá muito lucro à empresa.
O produto sempre será, na maioria das vezes, um bem tangível que será composto, distinção e qualidade se o produto for um bem físico no qual tem influência no fluxo de saída é custo logístico.
A classificação por categoria de produto é um processo de aglutinação de materias por categoria semelhante, dessa forma, vários fatores contribuem para o sucesso na gestão de estoque. Com os atributos de abrangência, flexibilidade, praticidade, além dos itens conforme a demanda, material de estoque , materiais que não de estoque e materiais críticos.
A fase introdutória ocorre logo após o lançamento do produto no mercado. Geralmente, as vendas não são volumosas, pois ainda não há ampla aceitação do produto. A estratégia de distribuição física é cautelosa, com estoques restritos a algumas poucas localizações. A disponibilidade é limitada. Caso o produto seja aceito pelo mercado, as vendas começam a crescer rapidamente. Planejar a distribuição é particularmente difícil nesta fase.
Freqüentemente, não há histórico de vendas para calcular níveis de estoque nos pontos de armazenagem, ou nem mesmo quantos depósitos devem ser usados. A distribuição fica, muitas vezes, sob controle manual durante todo o estágio de expansão. A disponibilidade do produto também aumenta rapidamente numa ampla área geográfica, de forma a apoiar o crescente interesse dos clientes. O estágio de crescimento pode ser bem curto, sendo seguido por uma fase mais longa chamada maturidade do produto.
...