Que significa “livre comércio” entre países?
Por: Patrícia Melo • 30/5/2017 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 849 Visualizações
Pergunta: o que significa “livre comércio” entre países?
O Livre comércio é um acordo comercial que visa eliminar tarifas e quotas, entre os países membros, incidentes na importação e exportação de bens e serviços. Tem como intuito aumentar a circulação de mercadorias entre os participantes. Entretanto, segundo o GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércios) para que um acordo seja considerado uma zona de livre comércio é fundamental que os bens comercializados sejam superiores a 80%. Com esse acordo, mercadorias nacionais poderão ter preços similares aos dos países signatários.
O NAFTA é um exemplo de um acordo de livre comércio, criado em 1992, ele tem como países membros: Canadá, Estados Unidos e o México. Tem por objetivo facilitar as transações econômicas e abolir taxas alfandegarias.
A zona de livre comércio, assim como os outros blocos econômicos, teve início após a segunda guerra mundial. Contudo, com o advento da globalização, cujo processo permite a integração econômica de vários países, o livre comércio teve um grande crescimento. Por essa razão, é notável que, nos últimos anos muitas nações vêm abandonando as barreiras tarifárias e se integrando ao comércio internacional.
Tal acordo comercial faz parte de um estágio da integração econômica, junto com Zona de Preferências Tarifárias, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária. Cabe à OMC (Organização Mundial do Comércio) – que substituiu a GATT - regulamentar e aprovar acordos de Livre comércio.
O Brasil e a Argentina fazem parte do bloco econômico MERCOSUL, junto com Paraguai, Uruguai (desde 26 de março de 1991) e Venezuela (desde 12 de agosto de 2012), além dos outros países sul-americanos associados ao tratado. Trata-se de um acordo de Mercado Comum, no qual é garantida a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, e também o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum.
Conforme explicitado no texto base da atividade em questão, a Argentina foi prejudicada em relação às exportações de automóveis, visto que este país importou mais automóveis brasileiros do que exportou carros para o Brasil. Tal situação é preocupante, pois o país corre risco de ter fabricas automobilísticas fechadas, funcionários desempregados e uma queda em sua economia. Por tal motivo, é compreensível que o regime automotivo tenha sido prorrogado e que se tenha pedido um novo acordo para que a balança comercial não fique desequilibrada.
Referências:
Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/tratados-de-livre-comercio/. Acessado em: 09/04/2017.
Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/nafta/. Acessado em: 09/04/2017.
Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul. Acessado em: 09/04/2017.
Disponível em: http://www.camara.leg.br/mercosul/blocos/introd.htm. Acessado em: 09/04/2017
Disponível em: https://www.significados.com.br/zona-de-livre-comercio/. Acessado em: 09/04/2017.
...