O QUE SIGNIFICA " LIVRE COMERCIO " ENTRE PAÍSES
Casos: O QUE SIGNIFICA " LIVRE COMERCIO " ENTRE PAÍSES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ssadrean • 2/12/2013 • 329 Palavras (2 Páginas) • 1.530 Visualizações
O que significa “livre comércio” entre países?
O livre comércio consiste na eliminação das barreiras
alfandegárias e outras restrições aos produtos produzidos dentro do grupo de dois ou mais países, porém,mantêm-se as políticas comerciais independentes em relação aos demais .
Trata-se de um estágio de integração mais avançado do que a zona de preferência. A justificativa para a formação de blocos blocos era a de proporcionar maior liberdade de comércio ,com vistas ao aproveitamento das vantagens comparativas recíprocas e assim os ajustes impostos pelo mercado a especialização internacional ,segundo a teoria do livre comércio ,deveriam ser assumidas pelos países para que o livre comércio se estabelecesse ,o que permitiria que consumidores e produtores usufruíssem das vantagens absolutas de todos , porém como a ocorre transferência de renda entre pessoas e nações ,alguns ganham e outros perdem com a liberdade de comércio claro que em ralação aos custos e prejuízos os países em desenvolvimento tem sua fatia rápida e garantida ,em contrapartida ao processo mais vagaroso porém bem sucedido e lucrativo dos países desenvolvidos .
Como na realidade não existe mecanismos capazes de compensar as perdas dos que são prejudicados pelo livre comercio, os Estados intervêm publicamente para neutralizar os prejuízos resultantes das trocas internacionais e alcançar o desenvolvimento econômico.
As vantagens potenciais de um acordo de livre comércio
Nos países industrializados, o livre comércio, na medida em que leva a novos fluxos comerciais, reduz o custo dos produtos. Não é o caso, todavia, se os estados-membros são levados a fornecer a seus parceiros a preços superiores aos preços internacionais.
O equilíbrio a ser obtido depende dos direitos de aduana
Impostos aos Estados exteriores à zona. A expansão do mercado, incluindo outros países, permite, sobretudo, a realização de economias de escala. Estas são mais importantes se o nível de vida dos países envolvidos é elevado. Enfim, a integração regional reforça a concorrência, assegurando uma maior transparência do mercado. Oferecendo vantagens a todos .
...