RECURSOS HUMANOS
Por: marcio. • 20/8/2015 • Trabalho acadêmico • 851 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO___________________________1
INTRODUÇÃO____________________________________________4
1. CARGO MESTRE DE OBRAS______________________________5
1.1 Descrição do Cargo e Salário______________________________6
1.2 Técnica de Recrutamento e Seleção________________________7
1.3 Benefícios em Relação ao Cargo __________________________9
2. MAPEAMENTO DE CARGO E EPI’s UTILIZADOS_____________11
2.1 Cronograma___________________________________________14
3. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO _____________________15
3.1 A Importância da Saúde e Segurança no Trabalho_____________16
3.2 A Importância do Uso dos EPI’s e EPC’s ____________________19
3.3 A Importância de um Local de Trabalho Organizado ___________20
4. PROPOSTA DE MELHORIAS E ACORDOS__________________21
5. RELATORIO A DIRETORIA_____________________________22
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________23
INTRODUÇÃO
A Empresa Lopes & Lopes, organização do seguimento de construção civil, fora aprovada no processo de licitação há um ano, se tornando responsável pelo canteiro de obras do Viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul. O viaduto vai melhorar o problema de trânsito na região e vai beneficiar mais de 50 mil habitantes, inclusive com a geração de empregos na cidade.
A construtora tem prazo de 18 meses para entrega do projeto junto aos órgãos competentes. A organização tem um quadro efetivo de 200 profissionais de diversas áreas técnicas e operacionais, sem contar os 300 terceirizados sob sua co-responsabilidade. A obra do túnel Martelli Videira, foi paralisada há dois dias, depois de um colaborador ter sofrido acidente, após trabalhar 10 h. seguidas, para suprir o horário de alguns colegas de trabalho que pediram demissão. O colaborador acidentado recebeu todo o cuidado necessário, sempre acompanhado por um profissional da área de Recursos Humanos da organização e foi afastado por um período de 30 dias até sua total recuperação, quando retornará as suas atividades. Os colaboradores alegam que o acidente ocorrido com o colega foi o estopim para deflagrarem a greve. A Lopes & Lopes construtora, trabalha de acordo com a lei nº6514, que altera a CLT; portaria nº. 3.214 que cria as normas regulamentadoras e com as normas que afetam o trabalho na construção civil (NR06 – NR07 – NR09 e NR09 e NR18). Os trabalhadores paralisaram a obra reivindicando reajuste salarial imediato de 8%, melhores condições de trabalho e dos equipamentos para proteção e segurança no trabalho (40% das luvas e máscaras respiradoras gastas ou vencidas), além da contratação de 5% a mais do quadro efetivo de mão de obra, para suprir constantes pedidos de demissão, principalmente no cargo de mestre de obras, que coordena as atividades dos demais profissionais.
As equipes de trabalho são divididas em turnos no canteiro de obras, e o trabalhador da construção civil tem carga horária de trabalho de 44 horas semanais. Um turno inicia-se as 05h00min da manhã e encerram-se as 13h00min; o outro se inicia as 10h00min e encerram-se as 18h00min. A data base do dissídio da categoria é junho, porém os trabalhadores exigem reajuste imediato.
1. CARGO DE MESTRE DE OBRAS
Para iniciar
...