RELATÓRIO FINAL DO PROINTER
Por: Júnior Bill • 14/5/2018 • Trabalho acadêmico • 6.186 Palavras (25 Páginas) • 232 Visualizações
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
POLO: JUNDIAÍ – SP
ACADÊMICO: JOSÉ FRANCISCO DA SILVA JÚNIOR – RA: 5987408400
TUTOR A DISTÂNCIA: KELLY SINARA CAVALHEIRO DE REZENDE
RELATÓRIO FINAL DO PROINTER
JUNDIAÍ - SP
JUNHO - 2017
ACADÊMICO: JOSÉ FRANCISCO DA SILVA JÚNIOR – RA: 5987408400
TUTOR A DISTÂNCIA: KELLY SINARA CAVALHEIRO DE REZENDE
RELATÓRIO FINAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
JUNDIAÍ - SP
JUNHO - 2017
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA 5
2. PLANO DE NEGÓCIOS 6
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 6
2.2 PRODUTOS E SERVIÇOS 7
2.3 MERCADO E COMPETIDORES 8
2.4 MARKETING E VENDAS 9
2.5 ANÁLISE ESTRATÉGICA 10
2.6 PLANO FINANCEIRO 11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
ANEXO I 15
INTRODUÇÃO
Como parte fundamental de qualquer projeto empreendedor, o plano de negócios define onde, quando e como serão dados os passos para tornar o empreendimento em realidade. Visando no modelo de mercado atual, onde a internet tem sido parte onipresente no mundo corporativo, o plano de negócios apresentado aqui será de um negócio digital. Uma plataforma online que reúne fotos, vídeos e textos sobre assuntos relacionados a viagens, cultura, economia, gastronomia, enfim, um lugar virtual que interligado as redes sociais proporciona ao leitor uma visão pessoal em 360 graus pelo Brasil a fora e também no exterior. É importante frisar que a ideia de fazer das viagens um negócio veio somente mais tarde, quando o sucesso das fotos nas redes sociais se tornavam cada vez mais popular e aí então os vídeos que foram produzidos com a intenção de somente compartilhar as experiências, passaram a chamar a atenção de várias empresas de diversos setores do mercado. Empresas de transporte aéreo, agências de turismo, empresas de equipamentos eletrônicos, empresas de locação de imóveis, marcas de bolsas para viagens e até mesmo emissoras de televisão passaram a me procurar para trabalharmos juntos e somando forças fazermos um movimento de divulgação das marcas e seus produtos. A mais de seis anos atrás se iniciou uma jornada que de um simples querer de compartilhar experiências pessoais na internet, tornou-se um negócio lucrativo e um ponto de referência no Brasil que diz respeito a viagens e turismo.
- CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA
O entrevistado Rodrigo Barranco, logo cedo em sua adolescência já demonstrava que seu futuro não seria como os demais colegas de classe do ensino médio. Nesse período aprendeu a programar e somando esforços com um primo, fundaram uma agência de publicidade e propaganda que chegou a possuir uma filial em São Paulo e outra em Curitiba. Tendo passado por três graduações, porém sem chegar a concluir nenhuma delas, o empresário afirma que isso não chegou a ser empecilho para o sucesso do negócio. Segundo José Carlos Assis Dornelas (2008, p.34): “Os empreendedores de sucesso são sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre o ramo de negócio, maior é a sua chance de êxito. ” Com dedicação ao trabalho, sempre procurando novas ferramentas para implantar em sua jornada pelo seu projeto e indo a fundo no desenvolvimento do mesmo, o empresário Rodrigo conseguiu alcançar seu objetivo aprendendo na prática do dia a dia como fazer o seu negócio funcionar.
Durante toda essa jornada de empreendimentos, o Rodrigo desenvolveu habilidades de gestão, precisou identificar como tocar um negócio de forma eficaz e qual a melhor maneira de agir em sociedade. Aprendeu que mesmo agindo de maneira ética, pessoas de má índole viriam a agir de forma antiética, até mesmo de forma inescrupulosa e sem valor simplesmente pelo desejo de querer inviabilizar o projeto.
Percalços fazem parte da vida empreendedora e o entrevistado em questão aprendeu sobre como funciona as leis, a cultura, os costumes, a língua inglesa e o que é preciso para ter moradia permanente nos EUA. Soube discernir quais seriam as pessoas certas para se ter uma relação duradoura e quais as ações certas a se tomar para que o negócio alcançasse o seu objetivo final. O Rodrigo teve a ideia certa no momento certo. Somando com o timing certo, o projeto da revista saiu do papel e foi um sucesso, o que acabou possibilitando que o empresário e sua família se mudassem para os Estados Unidos, lugar onde vivem até hoje.
- PLANO DE NEGÓCIOS
O negócio a ser apresentado é de uma plataforma digital. Um site onde reúne forças com as redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Nesse site está centralizado tudo o que nas redes sociais é postado de forma mais resumida. Divido em 7 seções o site “Bagagem Cultural” contém em cada seção dados das viagens como fotos, vídeos e textos. Há espaço também para publicidade de outras marcas em banners de diferentes tamanhos. A rentabilidade do site virá através dos patrocinadores e dos vídeos produzidos pelo Youtube. Toda essa base me permite também atuar fazendo assessoria, dar palestras e também comparecer a eventos relacionados ao site e ao público que ele atinge. Devido a essa outra faceta do negócio, ela me permite investir mais no material produzido no site e ir conquistando novos públicos e firmando novas parcerias.
...