RESENHA COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO
Por: dinaadm • 1/3/2017 • Resenha • 666 Palavras (3 Páginas) • 1.180 Visualizações
Resenha – Livro Como Sobreviver no mercado de trabalho
O livro é dividido em quatro fases, que apresentam como sobreviver no mercado de trabalho, dando ênfase em estratégias para as pessoas tentarem negociar sua permanência na empresa, o autor sugere a terceirização como forma de reduzir custos para empresa, o livro diz que, se você não conseguiu ser terceirizado pelo seu ex-patrão, não há alternativa para se colocar no mercado de trabalho. É preciso ir a luta for da empresa. O autor propõe buscar novos negócios no mercado onde há mais demanda, realizar pesquisas em site, conversar com outros profissionais e fazer uma pequena viagem ajudará a pessoa, a saber, quais as tendências futuras naquele setor que ela escolheu.
Uma pequena analise é realizada quando a pessoa é demitida, saber a causa que levou você a perder o emprego, diz que, se as razões foram aquelas conjunturas, isto, é externa a você ou em razão da economia do país, sobre as quais você não tem nenhum poder, tudo bem. Mas se foram por sua incompetência, então é melhor redobrar seus esforços e mudar radicalmente o seu comportamento. Algumas profissões estão obsoletas ou em vias de extinção como, por exemplo: o livro cita a copeira uma profissão antiga que foi substituída pela maquina de café, sanduíche, bebidas, doces. Com o bom da informatização, com as novas técnicas de administração e com a implantação de programas de qualidade e treinamento, ocorreu uma grande mudança no mercado de trabalho, resultando no desaparecimento de muitas profissões bem sucedidas no passado. A qualificação profissional vem crescendo no decorrer do desenvolvimento da era tecnologia, as pessoas, precisam está cada vez mais em buscando de conhecimentos preparatórios, o profissional necessita está apto a desempenhar as tarefas sozinho, sem ajuda de auxiliares e diretores.
O autor fala sobre o as novas profissões do mercado em função da introdução de novas tecnologias, e isso é o que importa para o futuro, diz que, as tendências futuras serão em base em tecnologias avançadas, e que não adianta mais aprender o básico dessas profissões, é necessário evoluir para padrões de conhecimento de última geração, pois o país encontra-se carente dessa mão de obra técnica.
Na fase dois o livro relata sobre avaliações e causas que você foi demitido, o autor propõe a pessoa antes de começar ir em busca de novo emprego, seria interessante que você fizesse alguns testes de auto-avaliação e respondesse a questionários para saber mais sobre o assunto. Cita alguns critérios para auto-avaliação, tais como, apresentação pessoal, facilidade de comunicação verbal e comportamental, ser criativo, rapidez de raciocínio e decisão, ser líder.
Preparar-se para entrevista, o autor dá dicas para entrevista, como se comportar em uma entrevista, a pessoa deve usar palavra chave – trabaho em equipe, feedback, desafio, compromisso e mostrar o lado positivo das suas experiências e antes de ir a entrevista procurar informações sobre a empresa.
Na terceira fase, o autor descreve sobre a empregabilidade, como a você pode voltar a ser empregado e construir sua carreira, o livro diz que, as empresas, hoje, exigem um comportamento pró-ativo e muito mais positivo dos seus funcionários, o mercado tem exigido maior capacitação profissional. Para se conseguir você conseguir sua empregabilidade é preciso ser o melhor e fazer acontecer, ter maior produtividade, ter ousadia em resolver suas tarefas no mesmo dia e ganhar destaques e ser notado, esses são algumas importantes responsabilidades que o autor sugere.
...