RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: SUPER SIZE ME
Por: Wendy Sousa • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 1.596 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO - CST
GESTÃO HOSPITALAR
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: SUPER SIZE ME
A DIETA DO PALHAÇO
No documentário Super Size Me – 2004, Morgan Spurlock propõe-se a uma experiência alimentar: consumir exclusivamente alimentos vendidos na rede de lanchonetes McDonald's, no prazo de 30 dias. Durante esse período Morgan trata de assuntos como: obesidade, compulsão alimentar, e sobre como a cultura do “fast food” afeta a vida de crianças e adolescentes nos Estados Unidos.
O filme inicialmente mostra duas garotas, que devido aos malefícios decorrentes da comida ingerida no McDonalds, processam o estabelecimento, todavia os juízes indeferiram o processo, julgando não haver relação exclusiva entre a alimentação das meninas no “MC” e o ganho excessivo de peso. Essa negativa judiciária foi o que incentivou Morgan a aderir a dieta. Após supervisão de uma junta médica, onde ficou constatado que inicialmente aos 84 quilos, gozava de plena saúde, o experimento começou.
Em pouco mais de uma semana, começa a apresentar reflexos negativos de sua má alimentação, como tremores, má digestão, sinais de compulsão alimentar, quadro depressivo, etc. Havendo um agravamento de seu quadro clínico com o passar dos dias e o cumprimento do desafio. Como era de se esperar em apenas um mês o peso de Morgan aumenta 11 quilos, bem como a pressão arterial, taxa de glicemia, níveis de hormônios, etc. O condicionamento físico de Morgan caiu, além de seu desempenho sexual e taxas de nutrientes.
O acesso fácil a esse tipo de comida, proporcionado pela quantidade de restaurantes por km², em consonância com o exagero das porções servidas e a ínfime diferença de valores entre elas, influencia as pessoas a pagar um pouco a mais por algo que ela não tem necessidade de comer. Somado a isso, é notório o que as crianças são o principal alvo dessas grandes redes de “fast foods”, pois é facilemtne associando tais marcas a ídolos e heróis do universo “kids”, incluindo playgounds em suas instalações, e brinquedos colecionáveis atraem crianças a uma alimentação calórica e fraca do ponto de vista nutricional.
No fim do experimento fica evidente a relação entre o estilo de vida americano, de comidas rápidas e sedentarismo, com a propensão ao desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade, como por exemplo, problemas do coração, diabetes, doenças renais e hepáticas. No entanto, vale ressaltar após a “Mc dieta” Spurlock deixa claro que não tem a intenção de promover o vegetarianismo, e sim incentivar a população para aderir a uma alimentação mais saudável e consciente.
Resenhado pela aluna: Wendy Sousa de oliveira
...