RESENHA: UMA VERDADE INCONVENIENTE
Por: Ismael Carvalho • 4/6/2017 • Resenha • 663 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
[pic 1]
ISMAEL CARVALHO FERREIRA
RESENHA CRÍTICA: UMA VERDADE INCOVENIENTE
Aracaju – Sergipe 2017.1
ISMAEL CARVALHO FERREIRA
RESENHA CRÍTICA: UMA VERDADE INCOVENIENTE
Resenha crítica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Gestão e Planejamento Ambiental, ministrada pelo Prof. Gustavo de Brito Cardoso, no primeiro semestre de 2017.
Aracaju - Sergipe 2017.1
AN INCOVENIENT TRUTH. Dirigido por Davis Guggenheim. Produzido por Lawrence Bender, Scott Burns, Laurie Lennard e Scott Z. Burns. Elenco: Albert Arnold Gore Júnior. Estados Unidos: Lawrence Bender Productions / Participant Productions, 2006. Filme (100 min), DVD, color, 35 mm.
Dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore, o filme “Uma Verdade Inconveniente” relata o aquecimento global e as suas consequências. É exibido em forma de documentário e feito a partir de palestras proferidas através de Al Gore. Este possui 66 anos de idade e defende a problemática ambiental há mais de 40 anos, vencedor do prêmio ECO em 2006 no Brasil e recebeu o Nobel da Paz em 2007.
No documentário, Al Gore faz um alerta as pessoas sobre o meio ambiente, com ênfase no aquecimento global. Realizou palestras, pesquisas científicas, utilização de slides e fotografias para envolver as pessoas. Seu principal foco são as mudanças climáticas no planeta: tempestades, furacões, derretimento das geleiras do Ártico etc. Segundo ele, os responsáveis pelas mudanças climáticas são as ações do homem. Há o relato de que o aquecimento global é uma questão política e econômica já que está diretamente ligada ao desenvolvimento industrial.
O filme defende a hipótese de que o aquecimento global se deve a intensificação do efeito estufa, em consequência da grande concentração de gases como o metano, óxido nitroso e o dióxido de carbono. Estes gases são oriundos principalmente da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento. De acordo com a hipótese defendida pelo filme, o Aquecimento Global é causado pela intensificação do efeito estufa, em consequência à grande concentração de gases: dióxido de carbono, metano e o óxido nitroso.
Dá-se importância as catástrofes ocorridas em todo o mundo, por exemplo: o furacão Katrina nos Estados Unidos, as inundações na China, ondas de calor na Europa e o derretimento das geleiras do Monte Kilimanjaro. Desta forma, é demonstrado que esses fenômenos serão cada vez mais recorrentes e violentos. Um dos objetivos do filme é apresentar às pessoas a realidade e esclarecer que se deve fazer algo em relação ao meio ambiente. No decorrer do filme aparecem histórias pessoais de Al Gore, por exemplo, o acidente que quase causou a morte de seu filho e de sua irmã, e a sua derrota nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Isso mostra o seu interesse em voltar ao cenário político.
...