RESPONSABILIDADE SOCIAL PLANOS DE AÇÃO PARA QUE NÃO COMPROMETAMOS O FUTURO DO PLANETA
Por: diegooo13 • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 6.024 Palavras (25 Páginas) • 363 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
DIEGO OLIVEIRA NASCIMENTO
RA: B72261-4
RESPONSABILIDADE SOCIAL
PLANOS DE AÇÃO PARA QUE NÃO COMPROMETAMOS O FUTURO DO PLANETA
SÃO PAULO[pic 1]
2016
DIEGO OLIVEIRA NASCIMENTO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
PLANOS DE AÇÃO PARA QUE NÃO COMPROMETAMOS O FUTURO DO PLANETA
TRABALHO DE SUBSTITUIÇÃO DA
AVALIAÇÃO NP2 DO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO APRESENTADO Á
UNIVERSIDADE PAULISTA.
ORIENTADOR: Prof. Fernando Gorni
SÃO PAULO
2016
[pic 2]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. QUAL O FUTURO DO NOSSO PLANETA?
3. QUAIS PODERIAM SER OS PLANOS DE AÇÃO PARA QUE NÃO COMPROMETAMOS O FUTURO DO PLANETA?
4. REDUÇÃO DA POBREZA
5. REDUÇÃO DO CONSUMO EXCESSIVO DOS MAIS RICOS.
6. MELHORIA DA GESTÃO PUBLICA
7. FINANCIAMENTO ADEQUADO PARA PROGRAMAS AMBIENTAIS.
8. CONCLUSÃO
9. BIBLIOGRAFIA
[pic 3]
1. INTRODUÇÃO [pic 4]
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar conteúdos sobre o tema: Responsabilidade Social. Trazendo como principal tema planos de ação para não comprometemos o futuro do planeta.
Tratando de temas como, a redução da pobreza no mundo; redução do consumo excessivo pelos mais ricos; melhoria da gestão pública; e financiamento adequado para programas ambientais.
Trabalho tem como objetivo apresentar a situação global no exato momento e apresentar propostas de melhorias para o cenário mundial atual, agindo sempre dentro do principal tema a responsabilidade social.
2. QUAL O FUTURO DO NOSSO PLANETA?
Atualmente no cenário mundial pessoas se tornam cada dia mais capitalistas e individualistas e deixam cada dia mais de se pensar no próximo, utilizando assim do seguinte pensamento, “se está bom para mim, não importa qual o impacto que vai ocorrer para os outros”. E partindo disso surgem vários problemas sociais e ambientais que causam um grande impacto a um grande número de pessoas, como os já conhecidos: aquecimento global, poluição e etc. Porem além de problemas ecológicos há muitos problemas sociais que muitos de nós não damos importância por muitas vezes não passarmos por tal, como a fome no mundo, doenças que se alastram ao redor do mundo.
Por muitos pensarem individualmente e não pensar q algo feito de forma errada ou não pensar no próximo pode gerar um impacto para um grande número de pessoas que podemos nos questionar, qual o futuro do nosso planeta? Em que condições você quer deixar a realidade socioambiental para os seus filhos e netos? Na sua agenda está em destaque o consumo consciente e responsável? O seu cotidiano incorpora preocupações com a poluição, o efeito estufa e a camada de ozônio? O que você consome na rua, joga a embalagem no lugar correto?
Entre essas e muitas outras questões se a todas você diz sim, então está atento à nova consciência que tem movimentado a forma de pensar e agir com o mundo.
O mundo tem refletido a necessidade de uma postura diferente diante da condução dos rumos de nossa casa maior, a Terra. Essa preocupação vem acompanhada de uma convocação para jeitos diferentes de ser e de fazer de todos nós. Somos provocados a agir no cotidiano como cidadãos ativos e propositivos. E, assim, mudanças são incorporadas nos planejamentos estratégicos empresariais, nos planos e intervenções governamentais, crescendo a consciência pelo consumo responsável e ecologicamente correto. A sustentabilidade tem diversos desafios, eixos que nos conduzem a um mesmo propósito: sermos cuidadores planetários.
3. QUAIS PODERIAM SER OS PLANOS DE AÇÃO PARA QUE NÃO COMPROMETAMOS O FUTURO DO PLANETA?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Conceito que representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento economico. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes. Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.
...